Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorNascimento, Thayelen Karine Silva do-
dc.date.accessioned2019-04-15T12:45:14Z-
dc.date.available2019-04-15T12:45:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Thayelen Karine Silva do. Otimização de técnicas de modelagem bidimensional visando o desenvolvimento de aplicativo para a produção de bases para vestuário feminino. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/918-
dc.descriptionA modelagem equivale à concepção de moldes e gabaritos que resultam na criação de peças do vestuário. Existem diversas formas de modelagem, destacando-se a modelagem plana ou bidimensional, e a moulage, draping ou modelagem tridimensional. A modelagem plana é realizada com a utilização de instrumentos que proporcionam os traçados dos moldes, como réguas, esquadros, grafites e até sistemas computadorizados (CAD - Computer Aided Design ou Desenho Assistido por Computador) como os programas do Sistema Audaces. Por outro lado, a modelagem tridimensional é realizada sobre o manequim, pois apresenta formas parecidas com o corpo humano. Atualmente existem muitos métodos de modelagem, a se destacar o método de modelagem desenvolvido por Gil Brandão (1983), de Sidney Cunha de Souza (1997) e do SENAC (2003) que garantem a concepção de moldes básicos. Os seres humanos apresentam medidas corpóreas equivalentes, porém contornos específicos que nem sempre têm a adequação das peças produzidas pela indústria e fornecidas pelo mercado. E devido a isso, a concepção de um novo método de modelagem que proporcione conformidade e adequação a diferentes corpos se faz necessária. Com isso, nesta pesquisa aplicaram-se conceitos da Engenharia Reversa para o desenvolvimento de um novo método de modelagem, e a concepção de comandos em planilha do Microsoft Excel e traçados para os moldes. Os resultados obtidos apontam que o método desenvolvido se caracteriza como bom instrumento na elaboração de peças básicas, pois proporciona a criação de peças com bom caimento e adequação às características do corpo humano. Adicionado a isto, esse método também caracteriza-se como uma ferramenta utilizável na concretização de um aplicativo de uso em computadores, Android e IOS para a concepção de moldes.pt_BR
dc.description.abstractPattern making is equivalent to the design of patterns and templates that results in the creation of clothing parts. There are several forms of create a pattern, highlighting the flat-pattern or two-dimensional, and moulage, draping or three-dimensional pattern. The flat-pattern is performed using instruments that provide the strokes of the patterns, such as rulers, squares, graffiti and even computer systems (CAD - Computer Aided Design) such as the Audaces System programs. On the other hand, the three-dimensional pattern is performed on the manikin, because it presents similarities to the human body. There are many pattern methods currently available, highlighting to the pattern method developed by Gil Brandão (1983), by Sidney Cunha de Souza (1997) and SENAC (2003) that guarantee the design of basic patterns. The human beings have equivalent body measurements, but not always the industry has been produced and supplied the market with a suitability of clothes. Due to this, the design of a new pattern making method that may provide adaptation to different bodies is necessary. Therefore, were used in this research, concepts of Reverse Engineering for the development of a new pattern making method. Also, were used designing commands in Microsoft Excel worksheet and strokes for the templates. The results show that the developed pattern making method is characterized as a good instrument for the elaboration of basic garments, as it provides the creation of clothes with good trim and adaptation to the characteristics of the human body. Added to this, this method is also characterized as a usable tool in the implementation of an application for use in computers, Android and IOS for pattern design.pt_BR
dc.format.extent39 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.titleOtimização de técnicas de modelagem bidimensional visando o desenvolvimento de aplicativo para a produção de bases para vestuário femininopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5571909206419327pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_thayelenkarinesilvadonascimento.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.