Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Batinga, Verônica Tavares Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Danúbia Santos Brito | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T23:16:46Z | - |
dc.date.available | 2019-04-08T23:16:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Danúbia Santos Brito. Contribuições do PIBID-Química da UFRPE para a formação continuada de professores de química da educação básica. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/877 | - |
dc.description | A formação continuada é importante para a profissionalização do professor, uma vez que ela contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de novas habilidades relacionadas à prática docente. Destacamos que a formação continuada pode ocorrer por meio de cursos, eventos científicos, interações com grupos de pesquisa em ensino e cremos que, também, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa aproxima o professor em exercício na Educação Básica de licenciandos a partir de atividades e ações desenvolvidas de modo compartilhado e articulado com as escolas parceiras do PIBID. Consideramos que essa interação pode contribuir para a formação continuada do professor. Nesse sentido, esse trabalho objetiva investigar as contribuições do PIBID-Química da UFRPE, denominado PQ-UFRPE, para a formação continuada de professores de Química da Educação Básica. Para isso, realizou-se uma entrevista semiestruturada com 3 (três) professores que lecionam (ou lecionavam) a disciplina de Química em escolas vinculadas, da rede pública, ao PIBID da UFRPE, localizadas na cidade do Recife-PE. Os resultados apontam que os professores entrevistados expressaram concepções sobre formação continuada docente distantes das apresentadas na literatura que trata deste tema. Para 2 (dois) dos participantes do estudo, o PQ-UFRPE contribuiu com sua formação continuada. Todos os docentes entrevistados apresentaram uma visão um pouco reduzida sobre o papel dos licenciandos-bolsistas do PIBID, encarando-os, sobretudo, como sujeitos que facilitam a ocorrência de práticas experimentais na escola. Nesse contexto, destacamos a necessidade do tema formação continuada ser incluído nas discussões que versam sobre a formação profissional docente no âmbito do PIBID-Química da UFRPE. | pt_BR |
dc.description.abstract | The continuing formation is important for the teacher's professionalization, since it contributes to the improvement and acquiring of new abilites related to the teaching practice. We highlight that the continuing formation may occur by means of courses, scientific events, interaction with research groups in education and we believe that, also, through the Institutional Program of Teaching Initiation (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID). This program approches the teacher active in basic education to the academics from activities and actions developed in a shared and articulated way with the partner schools of PIBID. We consider that this interaction can contribute to the continuing formation of the teacher. Therefore, this project has as an objetive to investigate the contributions of the Chemistry PIBID of UFRPE (PIBID-Química da UFRPE, also known as PQ-UFRPE) to the continuing formation of the chemistry teachers in basic education. For that, a semistructured interview with 3 (three) chemistry teachers that worked in public schools related to UFRPE PIBID located in Recife-PE was realized. Results show that the interviewed teachers expressed different opinions about the continuing formation from the ones presented in this theme's literature. For 2 (two) of the research participants, PQ-UFRPE contributed with their continuing formation. All the interviewed teachers showed a reduced belief about the role of PIBID's academics, treating them, mainly, as subjects that make experimental practices at school easier to occur. Hence, we highlight that the inclusion of the continuing formation theme is necessary in the discussions that talk about the professional education of the teachers in UFRPE's Chemistry PIBID. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Professores de química - Formação | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Contribuições do PIBID-Química da UFRPE para a formação continuada de professores de química da educação básica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3113485148935966 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7759044153725982 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Química | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_danubiasantosbritosilva.pdf | 792,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.