Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmaral, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.authorGomes, Gabriel Soares-
dc.date.accessioned2019-04-08T21:14:06Z-
dc.date.available2019-04-08T21:14:06Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationGOMES, Gabriel Soares. Análise de diferentes modos de pensar e falar sobre calor expressados por estudantes a partir do trabalho com vídeos e estudo de caso. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/874-
dc.descriptionEste estudo traz a proposta de uma sequência didática com foco no uso de vídeos. O nosso objetivo foi analisar diferentes modos de pensar e formas de falar expressados por estudantes em salas de aula de química, a partir de contextos diversos, trazidos em vídeos sobre situações e fenômenos que envolvem os conceitos de calor. Acreditamos que o uso de estratégias didáticas que contam com a exibição de vídeos podem estabelecer uma nova dinâmica de contextualização em sala de aula, estruturando o ensino e facilitando a aprendizagem dos estudantes. A aplicação da sequência didática aconteceu com alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma Escola de Referência em Olinda-PE, a sequência teve quatro momentos, no primeiro as concepções prévias foram levantadas e o perfil dos alunos com os vídeos foram traçados, no segundo e no terceiro momento o conceito de calor foi abordado em uma aula expositiva dialogada tendo dois vídeos como recurso. Os vídeos que foram utilizados na sequência didática são do canal Minutephysics do Youtube, sendo escolhidos aqueles que versam sobre calor. No fim do terceiro momento um estudo de caso contendo três situações foi entregue para que em grupo os alunos solucionassem o caso, no quarto e último momento os alunos apresentaram as soluções encontradas por cada grupo e um vídeo foi apresentado. Para análise dos dados, usamos a teoria do perfil conceitual proposta por Mortimer (1995), para compreender o processo de conceituação sobre calor a partir de articulações dinâmicas entre diferentes modos de pensar e falar, que encontram sentido em contextos específicos. Levaremos em consideração o perfil conceitual proposto por Amaral e Mortimer para calor (2001). Com base nas zonas do perfil conceitual de calor analisamos os vídeos utilizados na sequência e encontramos a zona racionalista, a realista e a empírica, já para as concepções prévias levantadas tivemos o surgimento da zona racionalista e da zona realista. No primeiro momento da sequência os alunos emergiram a zona racionalista, no segundo momento a zona racionalista é encontrada nas soluções. No terceiro momento duas zonas surgem, a racionalista e a realista. Os resultados apontam que os vídeos podem promover a emergência de contextos diversos e a discussão de diferentes modos de pensar e formas de falar sobre o conceito de calor. Enfatizamos a importância de que esse e outros recursos sejam introduzidos na formação inicial para que futuros professores vivenciem experiências inovadoras no ensino de química e possam incluí-las na sua prática docente.pt_BR
dc.description.abstractThis study proposes a didactic sequence focusing on the use of videos. Our objective was to analyze different ways of thinking and ways of speaking expressed by students in chemistry classrooms, from different contexts, brought in videos about situations and phenomena involving the concepts of heat. We believe that the use of didactic strategies that count on the exhibition of videos can establish a new dynamics of contextualization in the classroom, structuring the teaching and facilitating the students' learning. The application of the didactic sequence happened with students of the second year of High School in a reference school in Olinda-PE, the sequence had four moments, in the first one the previous conceptions were raised and the profile of the students with the videos were traced, in the second and in the third moment the concept of heat was approached in an expositive dialogues class having two videos as resource. The videos that were used in the didactic sequence are of the YouTube channel of Minutephysics, being chosen those that talk about heat. At the end of the third moment a study case containing three situations was delivered so that the students could solve the case, in the fourth and last moment the students presented the solutions found by each group and a video was presented. To analyze the data, we used the theory of the conceptual profile proposed by Mortimer (1995) to understand the process of conceptualization about heat from dynamic articulations between different ways of thinking and speaking that find meaning in specific contexts. We will take into consideration the conceptual profile proposed by Amaral and Mortimer for the heat (2001). Based on the zones of the conceptual profile of heat, we analyzed the videos used in the sequence and found the rationalist zone, the realist and the empirical one, for the previous conceptions raised we had the emergence of the rationalist zone and the realistic zone. At the first moment of the sequence the students emerged the rationalist zone, in the second moment the rationalist zone is found in the solutions. In the third moment two zones arise, the rationalist and the realistic. The results show that the videos can promote the emergence of diverse contexts and the discussion of different ways of thinking and ways of talking about the concept of heat. We emphasize the importance of this and other resources being introduced in the initial training so that future teachers experience innovative experiences in chemistry teaching and can include them in their teaching practice.pt_BR
dc.format.extent55 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensino - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleAnálise de diferentes modos de pensar e falar sobre calor expressados por estudantes a partir do trabalho com vídeos e estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8975279027875743pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5241130686153506pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gabrielsoaresgomes.pdf810,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.