Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/869
Título: Proposta de sequência didática sobre a função orgânica álcool com foco na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas: análise a partir de aspectos da Teoria da Atividade de Leontiev
Autor: Silva, Fábio Calado de Melo
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Álcool - Efeitos fisiológicos;Alcoolismo - Aspectos psicológicos;Álcoois
Data do documento: 15-Ago-2018
Citação: SILVA, Fábio Calado de Melo. Proposta de sequência didática sobre a função orgânica álcool com foco na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas: análise a partir de aspectos da Teoria da Atividade de Leontiev. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The present work presents a Teaching Learning Sequence (TLS) for teaching the organic alcohol function with a focus on the prevention of abusive use of alcoholic beverages. The choice of the topic of alcoholism was raised by the proximity of the author to people who suffer directly or indirectly with the problem of excessive or continued use of alcohol. This teaching sequence is composed of activities that seek to contemplate the pedagogical and epistemological dimensions described by Méheut and was structured in six moments using the method 5E, proposed by Patro. The first moment was thought for the students to answer a questionnaire to survey their previous conceptions on the subject; the second moment is the presentation of a video about alcoholism and notes/ appointments on relevant points; in the third moment it was thought to occur reading the article "Alcoholism and Chemical Education"; The fourth moment corresponds to the lecture on the scientific aspects of the alcohol function; in the fifth moment it was planned to carry out in-room research on conceptual and social aspects of the use of ethanol; and, finally, at the sixth moment, the evaluation must be carried out. The activities proposed in the sequence were analyzed from some categories of Leontiev's Theory of Activity, among them: objectives, actions, subjects, system of operations and results. The analysis of the results allowed realizing that the didactic sequence has potential to reach its objectives if the operations chosen for the activity are compatible with the desired cognitive actions and necessary to assimilate the concepts associated to the intended object.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para ensino da função orgânica álcool com foco na prevenção ao uso abusivo de bebidas alcoólicas. A escolha pelo tema do alcoolismo foi suscitada pela proximidade do autor a pessoas que sofrem direta ou indiretamente com o problema do uso desmedido ou continuado do álcool. Essa Sequência Didática é composta de atividades que buscam comtemplar as dimensões pedagógica e epistemológica descritas por Méheut e foi estruturada em seis momentos utilizando o método 5E, proposto por Patro. O primeiro momento foi pensado para que os alunos respondessem a um questionário para levantamento de suas concepções prévias sobre o tema; o segundo momento consiste na exibição de um vídeo sobre alcoolismo e anotações/apontamentos sobre pontos relevantes; no terceiro momento foi pensado ocorrer a leitura do artigo “Alcoolismo e Educação Química”; O quarto momento corresponde a aula expositiva dialogada sobre aspectos científicos da função álcool; no quinto momento foi pensada a realização de pesquisa em sala sobre aspectos conceituais e sociais do uso do etanol; e, por último, no sexto momento, deverá ser realizada a avaliação. As atividades propostas na sequência foram analisadas a partir de algumas categorias da Teoria da Atividade de Leontiev, dentre elas: objetivos, ações, sujeitos, sistema de operações e resultados. A análise dos resultados permitiu perceber que a sequência didática tem potencial para atingir seus objetivos se as operações escolhidas para a atividade forem compatíveis com as ações cognitivas almejadas e necessárias a assimilação dos conceitos associados ao objeto pretendido.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/869
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fábiocaladodemelosilva.pdf767,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.