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dc.contributor.advisorLima, Rafael Bezerra de-
dc.contributor.authorBorges, Izabela Regiane de Souza-
dc.date.accessioned2019-03-21T13:09:40Z-
dc.date.available2019-03-21T13:09:40Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.citationBORGES, Izabela Regiane de Souza.Variação da concordância verbal: análise comparativa entre textos produzidos por alunos do ensino fundamental II e ensino médio.2019.44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/837-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo principal analisar o fenômeno da concordância verbal e, através de um estudo sociolinguístico, com base na proposta apresentada por William Labov (2008), analisar as variedades da concordância verbal presentes nos textos produzidos pelos alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal localizada em Vertentes-PE. Para isso, analisamos 72 textos dissertativo-argumentativos produzidos por esses alunos, fazendo um levantamento de dados coletados, elencamos as variedades da concordância verbal observadas nas produções textuais dos alunos, levando em consideração fatores linguísticos e extralinguísticos. Para compararmos os resultados de nossa pesquisa, com o objetivo de constatarmos se o nível de escolaridade influencia na aplicação da concordância verbal, utilizamos os resultados apresentados em Santos (2013) para o Ensino Médio. Como resultado de nossa pesquisa, constatamos que os alunos tendem a concordar o verbo ao sujeito quando estes estão próximos um do outro. E refutamos nossa hipótese em relação ao nível de escolaridade, os alunos do Ensino Médio tendem a aplicar a concordância verbal com menos frequência que os alunos do ensino fundamental II.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has as main objective to analyze the phenomenon of verbal agreement and, through a sociolinguistic study, based on the proposal presented by William Labov (2008), analyzes the varieties of verbal agreement present in texts produced by elementary school students II of a municipal school located in Vertentes-PE. For that, we analyzed 72 essay-argumentative texts produced by these students, making a survey of collected data, we list the varieties of verbal agreement observed in the textual productions of the students, taking into account linguistic and extralinguistic factors. To compare the results of our research, in order to verify if the level of schooling influences the application of verbal agreement, we use the results presented in Santos (2013) for High School. As a result of our research, we find that students tend to agree the verb to the subject when they are close to each other. And we refuteour hypothesis, regarding the level of schooling, High School students tend to apply verbal agreement lessoften than elementary students II.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGramática comparada e geral - Aspecto verbalpt_BR
dc.titleVariação da concordância verbal: análise comparativa entre textos produzidos por alunos do ensino fundamental II e ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8228060376263553pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8700226970298080pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUAGpt_BR
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