Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/830
Título: | As contribuições dos gêneros textuais no processo de ensino nas aulas de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental II |
Autor: | Barros, Elizabete Josefa de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2944534748981011 |
Orientador: | Silva, Dennys Dikson Marcelino da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5263497905547631 |
Palavras-chave: | Análise do discurso;Gêneros textuais;Prática de ensino |
Data do documento: | 29-Ago-2018 |
Citação: | BARROS, Elizabete Josefa de.As contribuições dos gêneros textuais no processo de ensino nas aulas de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental II.2018.42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
Abstract: | In the quest to analyze the contributions that the textual genres can bring to the students of the 6th year of elementary school, through observations of a Portuguese teacher's class, this work can present a brief overview of the practices with textual genres in language teaching Portuguese as a didactic tool. In an interactionist discourse perspective, this research is supported by the theories proposed by Antunes (2003), Dolz and Schneuwly (2004) and Marcuschi (2002, 2007 and 2008) who believe in a teaching-learning proposal organized from textual genres, attributing to language and interaction the instrumentalization in the construction of knowledge and in the formation of the citizen, with the general objective of investigating ways of using textual genres as a tool for language teaching. Through field research with a qualitative approach, of exploratory nature, having as observation technique, which allowed an analysis regarding the proposal of the teacher's work and its relationship with the genres. In these practices, it was noticeable that the educator in question was often able to plan good reading times, showing a systematic practice of textual genres through the development of various activities developed in the classroom, contributing to the construction of his knowledge, focusing the appropriation of the students' textual production system. |
Resumo: | Na busca de analisar as contribuições que os gêneros textuais podem trazer para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, através de observações de aulas de português de uma professora, este trabalho consegue apresentar um breve panorama sobre as práticas com gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa, enquanto instrumentos didáticos. Numa perspectiva interacionista sociodiscursiva, esta pesquisa está amparada nas teorias propostas por Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2002, 2007 e 2008), que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais, atribuindo à linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento e na formação do cidadão, tendo como objetivo geral o de investigar formas de se utilizar os gêneros textuais como ferramenta para o ensino da linguagem. Através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como técnica a observação, que permitiu uma análise quanto à proposta de trabalho do professor e sua relação com os gêneros. Nessas práticas, foi perceptível que a educadora em questão, muitas vezes, conseguia planejar bons momentos de leitura, demostrando possuir uma prática sistemática de gêneros textuais através do desenvolvimento de várias atividades desenvolvidas em sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento, enfocando a apropriação do sistema de produções textuais dos alunos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/830 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_elizabetejosefadebarros.pdf | 334,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.