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Título: O direito à educação Quilombola: Quilombolas, escolas e Projetos Políticos Pedagógicos em Bom Conselho - PE
Autor: Curvelo, Maely Carlos da Silva
Orientador: Baião Filho, Luiz Gonzaga
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2107039085856949
Palavras-chave: Quilombolas - Educação;Gestão da qualidade total na educação;Educação - Aspectos sociais
Data do documento: 16-Ago-2018
Citação: CURVELO, Maely Carlos da Silva. O direito à educação Quilombola: Quilombolas, escolas e projetos políticos pedagógicos em Bom Conselho - PE. 2018. 75 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: Studies on ethnic-racial issues within Brazilian education have been progressing more and more, presenting unknown realities, denouncing practices of silencing, allowing significant reflections on the educational scenario of quilombola individuals and communities, making possible contributions to Social Science. Currently, Quilombola Education is part of the right to education through the institutionalization of the modality, whose organization respects, acknowledges and reaffirms the specificities of the subjects, in the sense of seeking to promote an education against racial inequalities, against forms of racism and prejudice, finally, against the myth of racial democracy. The study presented here is related to the author's Course Conclusion Paper, which proposed to study the educational scenario of the quilombola communities of the municipality of Bom Conselho-PE in the field of management, adopting the School's Political Pedagogical Projects as one of the main sources of analysis, followed by semi-structured interviews in which the participating subjects are heard as citizens of rights, so as to analyze in the Political Projects Pedagogues of the quilombola schools the actions focused on the ethnic specificities of the groups, as a right to a differentiated Education, capable of ending with the educational inequalities that for years made access, permanence and success difficult for quilombola students in Brazil. We chose the qualitative approach (LUDKE; ANDRÉ, 2012) and the documented documentary field research, which consists of taking as the main data collection the official and unofficial documents, in order to investigate them in the search for data that respond to the objectives. The results pointed out the diagnosis of the educational situation of quilombola schools, the impasses, convergences and divergences experienced by the communities in the search for the enjoyment of their rights, the performance of the educational management of the municipality towards Quilombola Education, as well as enabled us to point out some issues to be considered both with respect to the educational laws that deal with the said modality of education and in the process of assimilationism that made / forms part of the structuring and formation of the Brazilian society.
Resumo: Os estudos acerca das temáticas étnico-raciais no âmbito da Educação brasileira têm avançado cada vez mais, apresentando realidades desconhecidas, denunciando práticas de silenciamento, possibilitando reflexões significativas acerca do cenário educacional dos sujeitos e comunidades quilombolas, possibilitando contribuições à Ciência Social. Atualmente, a Educação Quilombola faz parte do direito à Educação por meio da institucionalização da modalidade, cuja organização respeita, reconhece e ressignifica as especificidades dos sujeitos, no sentido de buscar promover uma educação contra as desigualdades raciais, contra as formas de racismo e preconceito, enfim, contra o mito da democracia racial. O estudo ora apresentado diz respeito ao Trabalho de Conclusão de Curso da autora, a qual se propôs em estudar o cenário educacional das comunidades quilombolas do município de Bom Conselho-PE no campo da gestão, adotando os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas como uma das principais fontes de análises, seguidos de entrevistas semiestruturadas nas quais os sujeitos participantes são ouvidos enquanto cidadãos de direitos, de modo a analisar nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas quilombolas as ações voltadas às especificidades étnicas dos grupos, enquanto direito a uma Educação diferenciada, capaz de acabar com as desigualdades educacionais que durante anos dificultaram o acesso, permanência e sucesso dos alunos quilombolas no Brasil. Escolhemos a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2012) e a pesquisa de campo com suporte documental, à qual consiste em tomar como principal coleta de dados os documentos oficiais e não oficiais, a fim de investigá-los na busca por dados que respondam aos objetivos pretendidos. Os resultados apontaram o diagnóstico da situação educacional das escolas quilombolas, os impasses, convergências e divergências vivenciadas pelas comunidades na busca do gozo de seus direitos, a atuação da gestão educacional do município para com a Educação Quilombola, bem como possibilitou-nos apontar algumas questões a serem consideradas tanto no que diz respeito às leis educacionais que tratam da referida modalidade de ensino quanto no processo de assimilacionismo que fez/faz parte da estruturação e formação da sociedade brasileira.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/816
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