Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/807
Título: | Trens de subúrbio nas rotas de exportação: uma dinâmica urbana para as ferrovias pernambucanas de longa distância (1858 – 1900) |
Autor: | Cardoso, André Luiz Rocha |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1911220277826255 |
Orientador: | Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8419255160811830 |
Palavras-chave: | Ferrovias - Pernambuco - História;Transporte urbano - Recife (PE) - História;Ferrovias - Aspectos econômicos |
Data do documento: | 21-Fev-2018 |
Citação: | CARDOSO, André Luiz Rocha. Trens de subúrbio nas rotas de exportação: uma dinâmica urbana para as ferrovias pernambucanas de longa distância (1858 – 1900). 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | From the second half of the nineteenth century, Pernambuco experienced the so-called "transportation revolution". This moment is characterized by the appearance of the first railroads in the province, linking the producing centers of the interior to the capital Recife. This, in turn, experiences a moment of population growth and given its strategic location is consolidated as one of the main economic centers of Brazil. This relevance is evidenced by the urban density and the improvements in means of transport needed at the time. Given this context, as long-distance railroads, with a main characteristic of export routes and transportation of people to areas further away from the coast, they also provide support for demand in Recife and its suburbs. From this context, the objective of this work is to identify the causes and consequences of the flows and uses of the railroads that depart from Recife towards the interior and cut their surroundings at the end of the 19th century. The importance of conducting this study is based on the identification of another dynamics of displacement in the railways of Recife and its surroundings during this period, increasing passenger transportation, which contributes to the understanding of urban space production through the rails in Recife and its surroundings from the 1850s. |
Resumo: | A partir da segunda metade do século XIX, Pernambuco vivencia a chamada “revolução dos transportes”. Este momento se caracteriza pelo surgimento das primeiras estradas de ferro na província, ligando os centros produtores do interior à capital. Recife, por sua vez, vivencia um momento de crescimento populacional e dada sua localização estratégica se consolida como um dos principais centros econômicos do Brasil. Essa importância fica evidenciada pelo adensamento urbano e pelas melhorias nos meios de transporte necessárias à época. Diante desse contexto, as ferrovias de longa distância, com a característica principal de caminhos de exportação e transporte de pessoas para áreas mais distantes do litoral, passam também a dar suporte à demanda entre o Recife e seus subúrbios. A partir desse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as causas e consequências dos fluxos e usos das ferrovias que partem de Recife rumo ao interior e cortam seu entorno no final do século XIX. A importância de realizar esse estudo parte da identificação de uma outra dinâmica de deslocamento nas linhas ferroviárias do Recife e seu entorno nesse período, ampliando o transporte de passageiros, o que contribui para a compreensão da produção do espaço urbano por meio dos trilhos no Recife e seus arredores a partir da década de 1850. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/807 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_andreluizrochacardoso.pdf | 857,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.