Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/793
Título: A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?
Autor: Araújo, Nayne Thauane dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1345549510183485
Orientador: Silva, Eduardo Jorge Souza da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
Palavras-chave: Educação infantil - Recife (PE);Educação física para crianças - Legislação - Recife (PE);Crianças - Desenvolvimento
Data do documento: 7-Fev-2019
Citação: ARAÚJO, Nayne Thauane dos Santos. A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The present work arises from the need to understand the reality of the curriculum of Early Childhood Education of the municipal school of Recife and to point out possibilities for the treatment of knowledge Physical Education from the first school years. The research of the bibliographic type of documentary character was constituted, in a first movement through the use of the digital database of the prefecture of Recife that has documents about the of the managements and the existing secretariats. In a second moment, in the search for the relationship with Education, a search was made for the database of the Education Department of Recife, so the documents found were used as a research source. From this, two (2) documents were initially located, however only 1 (one) dealt with Early Childhood Education. Through the analysis of the document found, through the technique of Content Analysis, we base the importance of understanding about human development, in a way that allows to overcome the limits found in the document with respect to the conception of human being, school and education physical, so that there can be the promotion of a complete human formation of the child from the first years of school.
Resumo: O presente trabalho surge da necessidade em compreender a realidade do currículo da Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife e apontar possibilidades para o trato do conhecimento Educação Física desde os primeiros anos escolares. A pesquisa do tipo bibliográfico de caráter documental se constituiu, num primeiro movimento através da utilização da base de dados digital da prefeitura do Recife que dispõe de documentos acerca das gestões e das secretarias existentes. Em um segundo momento, na busca pela relação com a Educação, foi feito um recorte de busca para o banco de dados da Secretaria de Educação do Recife, então os documentos encontrados foram utilizados como fonte de pesquisa. A partir disso, foram localizados inicialmente 2 (dois) documentos, entretanto apenas 1 (um) tratava da Educação Infantil. Através da análise do documento encontrado, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, fundamentamos a importância de entender sobre o desenvolvimento humano, de forma que possibilite superar os limites encontrados no documento no que diz respeito à concepção de ser humano, escola e de educação física, para que assim, possa haver a promoção de uma formação humana completa da criança desde os primeiros anos escolares.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/793
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_naynethauanedossantosaraujo .pdf496,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.