Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLindoso, Rosângela Cely Branco-
dc.contributor.authorSantos, Mayara Sales dos-
dc.date.accessioned2019-03-11T13:59:45Z-
dc.date.available2019-03-11T13:59:45Z-
dc.date.issued2019-02-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Mayara Sales dos. Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792-
dc.descriptionO brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica.pt_BR
dc.description.abstractThe brega is a cultural phenomenon in the contemporaneousness of the peripheries of the city of Recife and metropolitan region. From the experience of an Integrative Pática curricular activity, the following question was raised: how to deal with tackiness in Physical Education classes? In order to solve this question, we elaborate the second objectives: general, to analyze the phenomenon, the brega, in face of its reality and possibility and to reach the general objective we draw as specific objectives to identify the social function of the school and Physical Education and the treatment of knowledge dance ; Identify a possibility of treating the tacky phenomenon within the dance knowledge in the fourth cycle. The study was conducted through a research that related the content of dance in the school physical education classes with the consumption of the playful rhythm by the students being analyzed and withdrawn the discussions presented here. These discussions are decisive factors for the insertion of the genre in class. Through the perspective that we should consider the social reality of the student, bringing up the tacky theme is to provide the student inserted in the popular communities, the possibility of studying their own history, identifying in it their tensions and contradictions forms of lives downsizing making possible the transformation of the common consciousness to the philosophical consciousness.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBrega (Música)pt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectMúsica na educação físicapt_BR
dc.titleTrato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3759036271888481pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076590717855221pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mayarasalesdossantos .pdf471,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.