Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Paulo Fernando Lima de-
dc.contributor.authorTorreiro, Fernando Lima-
dc.date.accessioned2019-03-01T14:12:37Z-
dc.date.available2019-03-01T14:12:37Z-
dc.date.issued2019-02-06-
dc.identifier.citationTORREIRO, Fernando Lima. Uma proposta para integrar o ensino da física com educação física no Ensino Médio. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/786-
dc.descriptionOs PCNEM propõem a articulação dos conteúdos curriculares abordados nas diversas disciplinas. Portanto, a integração entre a Física e a Educação Física através da construção de práticas de ensino envolvendo essas duas disciplinas pode contribuir para um maior interesse dos estudantes tanto na aprendizagem da Física como também no melhor desempenho nas atividades físicas e desportivas. Para realizar a conexão dos saberes entre as duas áreas é necessário unificar as competências e habilidades necessárias tanto para realização de práticas de exercícios e desportivas quanto para compreensão das ideias básicas da Física. A nossa pesquisa será realizada dentro de uma abordagem qualitativa, procurando desenvolver descritores de competência, como proposta interdisciplinar para integrar o ensino da Física com a Educação Física para o ensino médio. A metodologia empregada nesta pesquisa foi bibliográfica e documental. A pesquisa documental foi precedida de uma pesquisa bibliográfica para construção e planejamento da pesquisa. Em nossa pesquisa bibliográfica as principais referências foram fontes como artigos científicos que tratavam sobre Educação Física, Física, interdisciplinaridade e prática desportiva; também foram importantes a análise de documentos como os parâmetros curriculares de educação nacional e estadual de pernambuco (PCN e PCPE). Esta monografia teve os seguintes objetivos de pesquisa: (1) investigar se o ensino da Física está presente nos cursos de graduação em Educação Física nas universidades brasileiras; (2) propor descritores de competências que permita ao professor do ensino médio unificar o ensino de Física e Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractThe PCNEM propose the articulation of the curricular contents addressed in the different disciplines. Therefore, the integration between Physics and Physical Education through the construction of teaching practices involving these two disciplines can contribute to a greater interest of the students both in the learning of Physics as well as in the better performance in the physical and sports activities. In order to connect the knowledge between the two areas, it is necessary to unify the skills and abilities necessary for both exercise and sport practice and for understanding the basic ideas of Physics. Our research will be carried out within a qualitative approach, seeking to develop descriptors of competence, as an interdisciplinary proposal to integrate the teaching of Physics with Physical Education for high school. The methodology used in this research was bibliographical and documentary. Documentary research was preceded by a bibliographical research for the construction and planning of the research. In our bibliographical research the main references were sources as scientific articles dealing with Physical Education, Physics, interdisciplinarity and sports practice; Also important were the analysis of documents such as the curricular Parameters of National and Parameters Education of Pernambuco (PCN and PCPE). This monograph had the following research objectives: (1) to investigate whether the teaching of physics is present in undergraduate courses in Physical Education in Brazilian universities; (2) to propose descriptors of competences that allow the high school teacher to unify the teaching of Physics and Physical Education.pt_BR
dc.format.extent51 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação Física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleUma proposta para integrar o ensino da física com educação física no Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6091620945830742pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396509125991809pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fernandolimatorreiro.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.