Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/758
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Anna Myrna Jaguaribe de | - |
dc.contributor.author | Silva, Aurea Letícia Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T17:13:33Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T17:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aurea Letícia Gomes da. Síndrome de Burnout, qualidade do sono e nível de atividade física em professores universitários. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/758 | - |
dc.description | A síndrome de burnout (SB) é uma forma de estresse ocupacional e uma das profissões que mais vem sendo acometida por esta síndrome é a docência. Como consequência, há prejuízo à qualidade de sono e um bom nível de atividade física pode atuar de maneira preventiva à SB, diminuindo os sintomas de fadiga e melhorando a qualidade de sono. Objetivo: Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi determinar a relação entre a síndrome de burnout, a qualidade do sono e o nível de atividade física em professores universitários. Métodos: Foram avaliados 31 professores universitários, dos Departamentos de Educação Física, Morfologia e Fisiologia Animal e Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os instrumentos para avaliação foram os seguintes questionários: questionário preliminar de identificação da burnout (QPIB), índice de qualidade de sono de Pittsburgh (PSQI) e questionário internacional de atividade física (IPAQ), formato curto. Para análise estatística, utilizamos o teste de Kolmogorov- Smirnov para testar a normalidade dos dados e para correlacionar a qualidade do sono, o nível de atividade física e o índice de Burnout utilizou-se o teste de correlação de Spearman, considerando um p<0,05 como nível de significância estatística. Resultados: Houve correlação positiva moderada entre a exaustão emocional e o componente 1 (qualidade subjetiva do sono) (r= 0,558; p= 0,001), exaustão emocional e o componente 2 (latência do sono) (r= 0,406; p= 0,024), exaustão emocional e o componente 5 (distúrbios do sono) (r= 0,558; p= 0,001), exaustão emocional e o componente 7 (disfunção diurna) (r= 0,429; p= 0,016), despersonalização e o componente 5 (distúrbios do sono) (r= 0,538; p= 0,002), realização profissional e o componente 1 (qualidade subjetiva do sono) (r= 0,454; p= 0,010), realização profissional e o componente 5 (distúrbios do sono) (r= 0,476; p= 0,007). Na análise de correlação entre o escore total do PSQI e o escore total do QPIB foi observada uma correlação positiva moderada (r= 0,530; p=0,001). Entre o escore total do IPAQ e o escore total do QPIB não houve correlação (r= -0,216; p=0,243). Conclusão: Em resumo, de acordo com os nossos resultados, o estresse ocupacional parece comprometer a qualidade de sono dos professores universitários, porém, na nossa amostra, o nível de atividade não mostrou associação com a síndrome de burnout. | pt_BR |
dc.format.extent | 58 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Professores - Stress ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Burnout (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Sono - Aspectos fisiológicos | pt_BR |
dc.subject | Exercícios físicos - Aspectos fisiológicos | pt_BR |
dc.title | Síndrome de Burnout, qualidade do sono e nível de atividade física em professores universitários | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4368077040588552 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6743434574905339 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura Plena em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_aurealeticiagomesdasilva.pdf | 763,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.