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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Caetano De' Carli Viana-
dc.contributor.authorRodrigues, Ane Flávia de Souza-
dc.date.accessioned2019-02-13T12:45:37Z-
dc.date.available2019-02-13T12:45:37Z-
dc.date.issued2018-09-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ane Fláviade Souza. Limoalygo Toype: nossa educação é nossa resistência - um estudo sobre a autonomia dos processos educativos do povo Xukuru do Ororubá, a partir do caso da escola indígena Milson e Nílson na Aldeia de Cimbres. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/749-
dc.descriptionO estudo em questão trata acerca da discussão da educação indígena e os processos de descolonização dos saberes. Seus desdobramentos têm o propósito de vislumbrar a possibilidade de uma educação autônoma, de base descolonizada, que possa estar sendo posta em prática pela população indígena Xukuru do Ororubá, na comunidade escolar. A educação indígena, pensada em sua gênese a partir da comunidade é, diferenciada, especifica e intercultural, e trabalhada dentro e fora das salas de aula. Detentora de propósitos muito específicos, que vão muito além do saber ler e escrever, a educação indígena volta sua atenção tanto para práticas de micro-processos pedagógicos de ensino e gestão, como também para o espaço macro-o sistema de organização social, ao construir paralelamente ao currículo escolar, o projeto de vida de um povo. Buscamos analisar como através da autonomia cultural e o fortalecimento da sua identidade étnica são discutidas as questões educacionais que apontem a descolonização, além buscar caracterizar como as práticas pedagógicas formais e informais desenvolvidas em seu território se relacionam com seu projeto de vida, irá analisar o caso da escola indígena Mílson e Nílson, da aldeia de Cimbres. A metodologia adotada nessa pesquisa será o método de caso alargado, dentro da ótica de elaborar uma etnografia intervencionista que possa ao mesmo tempo refletir sobre as condições de descolonização de saberes na educação indígena específica à escola citada, mas também refletir e reconstruir a própria teoria sobre educação indígena. Estes são objetivos que estão permeados pela intenção de ampliar a discussão em espaços acadêmicos em volta de outras perspectivas educacionais, interculturais e dialogando com outros saberes.pt_BR
dc.description.abstractThe current study deals with the discussion about indigenous education and the knowledge decolonization processes. Its purpose is to envisage the possibility of an autonomous, decolonized education which may be practiced by the Xukuru of Ororubá indigenous population inside the school community. Indigenous education, thought of in its genesis from the community is differentiated, specific and intercultural, and it is worked inside and outside the classrooms. With very specific purposesthat go so far beyond literacy, indigenous education turns its attention to teaching and management practices of micro - pedagogical processes - as well as to the macro space - the system of social organization - while building at the same time to the school curriculum, the life project of a folk. We are seeking to analyze how, through cultural autonomy and the strengthening of their ethnic identity, the educational issues which point to decolonization are discussed, besides seeking to characterize how theformal and informal pedagogical practices developed in their territory relate to their life project, we will analyze the case of the Monsignor Olímpio Torres middle school, from the Cimbres village . The methodology adopted in this research will be the extended case method, within the perspective of elaborating an interventionist ethnography which can at the same time reflect on the decolonization conditions of indigenous education specific to the mentioned school, but also reflect and reconstruct the theory itself about the indigenous education. These are objectives that are permeated by the intention to broaden the discussion in academic spaces around other educational, intercultural perspectives and dialoguing with other kinds of knowledge.pt_BR
dc.format.extent60 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÍndios - Educaçãopt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectEscolas indígenaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleLimolaygo Toype: nossa educação é nossa resistência - um estudo sobre a autonomia dos processos educativos do povo Xukuru do Ororubá, a partir do caso da escola indígena Mílson e Nílson, da aldeia de Cimbrespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6061618439450049pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

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