Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Leila Nascimento da-
dc.contributor.authorCiríaco, Ana Paula Santos-
dc.date.accessioned2019-02-11T19:57:39Z-
dc.date.available2019-02-11T19:57:39Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationCIRÍACO, Ana Paula Santos. O trabalho do professor alfabetizador diante da hetêrogeneidade de aprendizagem em sala de aula. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/744-
dc.descriptionA presente pesquisa apresenta uma discussão sobre a prática de uma professora alfabetizadora diante da heterogeneidade de aprendizagem de alunos no processo de alfabetização. Buscamos compreender as práticas e as estratégias didáticas utilizadas em sala de aula para tentar garantir a progressão de aprendizagem para todos os alunos. Para tanto, tivemos como objetivos com esse trabalho: Caracterizar as situações didáticas adotadas por uma professora na tarefa de alfabetizar; Verificar se há ou não há um trabalho com a heterogeneidade de aprendizagem. Tal trabalho realizou-se em dez aulas consecutivas em turno integral, no mês de Novembro de 2017. Nosso foco de pesquisa foi uma turma do 2º ano dos Anos iniciais do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização), em uma escola Pública do Município de Garanhuns. Na coleta de dados, utilizamos como instrumento, a observações de dez aulas e entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que o trabalho da professora circulou em grande parte das aulas, no ensino da Língua Portuguesa e com a predominância de atividades sobre o sistema de notação Alfabética. Durante as aulas foram trabalhadas estratégias didáticas como trabalho em grupos, trabalhos individuais e trabalhos em duplas entre os alunos. Concluímos que o atendimento à diversidade de aprendizagem em sala de aula é extremamente necessário para progressão dos alunos no período da alfabetização. Da mesma forma, que as formações continuadas são essenciais para professores incrementarem novas metodologias em sala de aula para a progressão dos alunos na alfabetização.pt_BR
dc.description.abstractThis present research presents a discussion about the practice of a literacy teacher in view of the heterogeneity of students' learning in the literacy process. We sought to understand the practices and didactic strategies used in the classroom to try to guarantee the progression of learning for all the students. Therefore, we had as objectives with this work: To characterize the didactic situations adopted by a teacher in the task of literacy; Check whether or not there is a work with learning heterogeneity. This work was carried out in ten consecutive full-time classes in November 2017. Our research focus was a class of the 2nd year of the Initial Years of Elementary School (literacy cycle), in a Public School of the Municipality of Garanhuns. In the data collection, we used as instrument, the observations of ten classes and semi-structured interview. The results showed that the work of the teacher, circulated in most of the classes, in the teaching of the Portuguese Language and with the predominance of activities on the Alphabetic notation system. During the classes were worked out didactic strategies like, work in groups, individual works and works in doubles among the students. We conclude that the attendance to the diversity of learning in the classroom is extremely necessary for the progression of students' learning in the period of literacy. Likewise, continuing education is essential for teachers to increase new classroom methodologies for student literacy progression.pt_BR
dc.format.extent66 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO trabalho do professor alfabetizador diante da heterogeneidade de aprendizagem em sala de aulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLattesNão encontradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5525936095476415pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_anapaulasantosciríaco.pdf864,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.