Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos-
dc.contributor.authorMelo, Izabela Elias Correia de-
dc.date.accessioned2019-02-08T13:47:04Z-
dc.date.available2019-02-08T13:47:04Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationMELO, Izabela Elias Correia de Melo. A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729-
dc.descriptionEste trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present a discussion about deaf students inclusion at a 2º class in a fundamental teaching. It had as general objective to analyze how the process of inclusion of deaf students is and as an especific objective it aims identify the practices inclusives in the interation process from this deaf students with their classmates, observe the teacher's conception about the difficults to develop specific and inclusive activities to this public, besides identify the difficults to communication between the deaf students and the others. This work is a field research with a qualitative aproach, since observations and interviews were made based with instruments like colect data, made in a class from 2º class in the elementary school, where there are twenty students, between them, there are three deaf, in a school in Garanhuns - PE. From the analisys of the data collection, it was possible to understand that even if the deaf students are in the fundamental class, it doesn't assure their inclusion, therefore the enviroment where they are doesn't offer the subsidies necessaries for development, wheter intellectual or social.pt_BR
dc.format.extent46 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5205687959943824pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4261347568631671pt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_izabelaeliascorreiademelo.pdf863,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.