Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPirauá, Natália Barros Beltrão-
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Monteiro da-
dc.date.accessioned2019-01-14T13:09:09Z-
dc.date.available2019-01-14T13:09:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2019-01-14-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Monteiro da. Educação postural: o trato dessa temática nas aulas de educação física em escolas do Recife. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/688-
dc.descriptionA temática “Educação Postural” é um conhecimento que pode ser tratado nas aulas dos professores de Educação Física (EF), por estar previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar o trato da temática “Educação Postural” pelos professores de EF, nas aulas de EF, em escolas da zona sul do Recife. A amostra foi composta por 19 professores de EF de ensino fundamental II, de 15 escolas das redes públicas e privadas do bairro de Boa Viagem, localizado na cidade do Recife. Foi utilizado o questionário para coleta e análise dos dados, contendo 13 questões sobre a formação/atuação do professor de EF e sobre o trato do conhecimento “Educação Postural” na escola. Após o levantamento da coleta, os dados foram tabulados e analisados no programa LibreOffice 4.4 Calc através de digitação simples. O estudo constatou, através de relatos, que os professores utilizam a temática “Educação Postural” nas aulas de EF e que os mesmos consideram importante o trato desse conhecimento em suas aulas. Os professores também relataram que os alunos acham essa temática importante, mas apesar de seus alunos terem compreendido sobre a sua importância, ainda não apresentaram mudanças significativas quanto a sua postura corporal no dia a dia. Os professores acreditam que este conhecimento deve ser tratado de forma contínua ao longo da formação do aluno, acreditando que as mudanças do seu comportamento postural devem ocorrer a longo prazo. Conclui-se que a temática “Educação Postural” é um conhecimento que deve ser discutido durante a formação dos professores de EF, não apenas por estar previsto nos PCN, mas por ser considerado importante no contexto educacional, fazendo parte do planejamento de aula do professor de EF, que poderá desenvolvê-lo durante toda a formação do aluno.pt_BR
dc.description.abstractThe subject "Postural Education" is a knowledge that can be treated in the classes of Physical Education (PE) teachers, as it is foreseen in the National Curricular Parameters (NCP). In this sense, this study aims to analyze the treatment of the subject "Postural Education" by PE teachers in PE classes in schools in the south of Recife. The sample consisted of 19 elementary school PE teachers from 15 public and private school schools in the Boa Viagem neighborhood, located in the city of Recife. The questionnaire was used to collect and analyze the data, containing 13 questions about the formation / performance of the PE teacher and about the treatment of knowledge "Postural Education" in the school. After collecting the data, the data were tabulated and analyzed in the LibreOffice 4.4 Calc program through simple typing. The study found, through reports, that teachers use the subject "Postural Education" in PE classes and that they consider important the treatment of this knowledge in their classes. Teachers also reported that students find this theme important, but although their students have understood about their importance, they have not yet made significant changes in their daily body posture. Teachers believe that this knowledge should be treated continuously throughout the student's training, believing that changes in their postural behavior should occur in the long run. It is concluded that the subject "Postural Education" is a knowledge that should be discussed during the training of PE teachers, not only because it is predicted in NCPs, but because it is considered important in the educational context, being part of teacher's lesson planning of PE, which can be developed throughout the student's training.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectPostura humanapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleEducação postural: o trato dessa temática nas aulas de educação física em escolas do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2170585633254973pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1778511907021100pt_BR
dc.contributor.advisor-coTenório, Maria Cecília Marinho-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5822053911842534pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_GABRIELA MONTEIRO DA SILVA.pdf369,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.