Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Marcos André Nunes-
dc.contributor.authorAndrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de-
dc.date.accessioned2019-01-14T12:37:59Z-
dc.date.available2019-01-14T12:37:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2019-01-14-
dc.identifier.citationANDRADE, Ana Beatriz de Carvalho Paz de. O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/686-
dc.descriptionA modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractModernity and its consequent globalization have brought with it innumerable elements that impact behavior and modify the daily way of life of people. Children who used to play in the streets, replace popular or traditional games with new digital technologies. Taking into account the importance of practicing these games for children's development, the school environment through physical education classes is a means of rescuing them. In view of this the research problem was related to the place that the popular games occupy in the physical education classes of elementary school. In this action research, the theme of popular games was elaborated during 5 (five) interventions, whose main objective was to problematize the pertinence of these games in children 's education, from didactic sequences of teaching, as well as watering games and games that parents and grandparents practiced as children, critically reflect the game content in physical education classes and stimulate the process of redefining popular games. The present work was developed in a school located in the neighborhood of Ibura - Recife / PE, with 107 students of the first and second years of elementary school. Qualitative research of the research-action type and content analysis were adopted as a methodological reference. The results were positive, detected during the activities carried out during the intervention period, confirming the contributions in the teaching - learning process.pt_BR
dc.format.extent77 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectJogos infantispt_BR
dc.subjectEsportes - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCrianças Desenvolvimentopt_BR
dc.titleO jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-açãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0224433559530496pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2739394540779281pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz de Carvalho Paz de Andrade.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.