Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Lúcia Falcão-
dc.contributor.authorSantos, Mateus de Souza-
dc.date.accessioned2025-03-20T16:02:18Z-
dc.date.available2025-03-20T16:02:18Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Mateus de Souza. “Memórias de ferro”: o ensino baseado em projeto científico realizado com turmas do ensino médio, em escola privada de Camaragibe - PE (2024). 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6827-
dc.descriptionEste artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre o desenvolvimento do projeto científico "Memórias de Ferro: repressão, tortura e resiliência das mulheres durante a ditadura militar em Pernambuco (1964-1985)", realizado com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, em uma escola particular de Camaragibe-PE, em 2024. A partir deste relato de experiência, pretendemos analisar a aplicação de projetos científicos no ensino de História, visando trabalhar conteúdos históricos através de abordagens mais ativas e críticas, como defendido por Demo (2003) e Dewey (1916). Este projeto integrou teoria e prática, buscando promover o engajamento e a autonomia intelectual dos estudantes envolvidos.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to report and reflect on the development of the scientific project " Iron Memories: repression, torture and resilience of women during the military dictatorship in Pernambuco (1964-1985)", carried out with students from the 1st grade of High School, in a private school in Camaragibe-PE, in 2024. From this experience report, we intend to analyze the application of scientific projects in the teaching of History, aiming to work with historical contents through more active and critical approaches, as defended by Demo (2003) and Dewey (1916). This project integrated theory and practice, seeking to promote the engagement and intellectual autonomy of the students involved.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectBrasil - História - 1964-1985pt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.title“Memórias de ferro”: o ensino baseado em projeto científico realizado com turmas do ensino médio, em escola privada de Camaragibe - PE (2024)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5667594441132627pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_mateusdesouzasantos.pdf9,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons