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dc.contributor.advisorRodrigues, Rodrigo Lins-
dc.contributor.authorSouza, Diogo Albuquerque Dias de-
dc.date.accessioned2024-11-14T12:31:30Z-
dc.date.available2024-11-14T12:31:30Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, Diogo Albuquerque Dias de. Inteligência artificial no ensino fundamental com robótica lego, aprendizagem baseada em projetos e gamificação. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6516-
dc.descriptionA integração da Inteligência Artificial (IA) na educação básica tornou-se essencial devido à influência crescente da IA na sociedade contemporânea. No entanto, incorporar o ensino de IA nos currículos do ensino fundamental apresenta desafios significativos, especialmente em regiões com recursos limitados. Este estudo descreve o desenvolvimento e a implementação de um curso de IA para alunos da rede pública de Recife, Pernambuco. O curso foi ministrado por estudantes da Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), utilizando kits de robótica LEGO ROBOT INVENTOR, programação com Scratch e a plataforma Machine Learning for Kids. Foram empregadas metodologias ativas, incluindo Gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos, para aprimorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes. Os métodos de avaliação incluíram pré-testes e pós-testes, quizzes interativos com o Kahoot, e desafios práticos. Os resultados comparativos revelaram uma evolução positiva da auto percepção das habilidades dos alunos em programação e resolução de problemas, com um aumento de 44,5% na capacidade de resolver problemas e de 33,3% no conforto ao configurar uma IA. Esses achados indicam que a introdução de conceitos de IA por meio da robótica e de metodologias ativas pode efetivamente desenvolver o pensamento computacional no ensino fundamental. O estudo também destacou a importância de fortalecer as habilidades básicas de programação para melhor apoiar o aprendizado de IA. Apesar de enfrentar alguns desafios, o curso forneceu insights valiosos e propôs melhorias para futuras implementações, contribuindo para a integração eficaz da IA na educação básica.pt_BR
dc.format.extent18 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectRobótica na educaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleInteligência artificial no ensino fundamental com robótica lego, aprendizagem baseada em projetos e gamificaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3374743431217595pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5512849006877767pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
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