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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues, Rodrigo Lins | - |
dc.contributor.author | Souza, Diogo Albuquerque Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T12:31:30Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14T12:31:30Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Diogo Albuquerque Dias de. Inteligência artificial no ensino fundamental com robótica lego, aprendizagem baseada em projetos e gamificação. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6516 | - |
dc.description | A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação básica tornou-se essencial devido à influência crescente da IA na sociedade contemporânea. No entanto, incorporar o ensino de IA nos currículos do ensino fundamental apresenta desafios significativos, especialmente em regiões com recursos limitados. Este estudo descreve o desenvolvimento e a implementação de um curso de IA para alunos da rede pública de Recife, Pernambuco. O curso foi ministrado por estudantes da Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), utilizando kits de robótica LEGO ROBOT INVENTOR, programação com Scratch e a plataforma Machine Learning for Kids. Foram empregadas metodologias ativas, incluindo Gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos, para aprimorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes. Os métodos de avaliação incluíram pré-testes e pós-testes, quizzes interativos com o Kahoot, e desafios práticos. Os resultados comparativos revelaram uma evolução positiva da auto percepção das habilidades dos alunos em programação e resolução de problemas, com um aumento de 44,5% na capacidade de resolver problemas e de 33,3% no conforto ao configurar uma IA. Esses achados indicam que a introdução de conceitos de IA por meio da robótica e de metodologias ativas pode efetivamente desenvolver o pensamento computacional no ensino fundamental. O estudo também destacou a importância de fortalecer as habilidades básicas de programação para melhor apoiar o aprendizado de IA. Apesar de enfrentar alguns desafios, o curso forneceu insights valiosos e propôs melhorias para futuras implementações, contribuindo para a integração eficaz da IA na educação básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Robótica na educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial no ensino fundamental com robótica lego, aprendizagem baseada em projetos e gamificação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3374743431217595 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5512849006877767 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Computação (Sede) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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