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dc.contributor.advisorCardoso Junior, Marcos Jose de Menezes-
dc.contributor.authorTomazini, Renan-
dc.date.accessioned2024-11-14T12:31:02Z-
dc.date.available2024-11-14T12:31:02Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.citationTOMAZINI, Renan. Manutenção e preservação de jogos eletrônicos no Brasil: estudo de casos e exemplos. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6515-
dc.descriptionEste trabalho explora a história e a preservação dos jogos eletrônicos no Brasil, com foco em sua relevância sociocultural e nos desafios tecnológicos de manutenção dessa mídia. Utilizando uma metodologia de estudo de casos, a pesquisa aplica princípios de preservação digital, baseados em arquivologia, para avaliar o estado atual de preservação dos artefatos de jogos no Brasil. O estudo identifica as principais iniciativas e desafios enfrentados no país, ressaltando a necessidade de uma infraestrutura arquivística mais robusta. As conclusões indicam a importância de preservar não apenas os aspectos físicos e intelectuais dos jogos digitais, mas também garantir sua jogabilidade, conforme o conceito de Huizinga de que "um jogo só existe ao ser jogado." A pesquisa destaca o papel de instituições como o Bojogá na preservação das experiências interativas que definem os videogames como um meio cultural e histórico.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to explore the history and preservation of electronic games in Brazil, focusing on their sociocultural relevance and the technological challenges of maintaining this medium. Using a case study methodology, the work applies digital preservation principles, based on archival frameworks, to assess the current state of game artifact preservation in Brazil. The study identifies the key initiatives and challenges facing digital game preservation in the country, emphasizing the need for a more robust archival infrastructure. Conclusions highlight the importance of preserving not only the physical and intellectual aspects of digital games but also ensuring their playability, following Huizinga's concept that "a game only exists when played." The research underscores the role of institutions like Bojogá in preserving the interactive experiences that define video games as a cultural and historical medium.pt_BR
dc.format.extent58 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectArquivologiapt_BR
dc.subjectPreservação digitalpt_BR
dc.subjectEmuladores (Programas de computador)pt_BR
dc.titleManutenção e preservação de jogos eletrônicos no Brasil: estudo de casos e exemplospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1738058069065754pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1172610632435625pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

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