Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeltrão, Natália Barros-
dc.contributor.authorFrança, Gabriela Souza de-
dc.date.accessioned2024-11-08T21:37:02Z-
dc.date.available2024-11-08T21:37:02Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.identifier.citationFRANÇA, Gabriela Souza de. A caracterização do brincar livre de crianças com transtorno do espectro autista. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6482-
dc.descriptionEste estudo tem como objetivo analisar o brincar livre de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem a interferência de adultos, visando compreender os padrões, preferências e desafios que emergem nesse contexto. O brincar, uma atividade fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, apresenta características distintas em crianças com autismo, que podem enfrentar dificuldades de interação, comunicação e criatividade nas atividades lúdicas. A revisão da literatura aponta que as crianças com TEA tendem a apresentar déficits na brincadeira simbólica e imaginativa, impactando a variedade de suas interações lúdicas. A partir de uma intervenção em um ambiente lúdico, foram observadas as experiências motoras e sociais dessas crianças, buscando explorar como ocorrem suas interações quando expostas ao brincar livre. Este estudo visa contribuir para uma maior compreensão das necessidades específicas do brincar em crianças com autismo, promovendo intervenções mais eficazes e respeitando sua autonomia.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the free play of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) without adult interference, seeking to understand the patterns, preferences, and challenges that emerge in this context. Play, a fundamental activity in children's cognitive, social, and emotional development, exhibits distinct characteristics in children with autism, who may face difficulties in interaction, communication, and creativity during play activities. The literature review indicates that children with ASD tend to exhibit deficits in symbolic and imaginative play, affecting the variety of their play interactions. Through an intervention in a playful environment, the motor and social experiences of these children were observed, aiming to explore how their interactions occur when exposed to free play. This study seeks to contribute to a greater understanding of the specific needs of play in children with autism, promoting more effective interventions while respecting their autonomy.pt_BR
dc.format.extent29 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectAutonomia em criançaspt_BR
dc.titleA caracterização do brincar livre de crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1778511907021100pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gabrielasouzadefranca.pdf343,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons