Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6470
Título: O modelo de ensino híbrido rotação por estações no ensino de funções orgânicas: uma proposta didática para o ensino médio
Autor: Barbosa, Lucas Matheus Ferraz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5299531115847633
Orientador: Firme, Ruth do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Palavras-chave: Ensino de química;Química orgânica;Ensino médio;Metodologias ativas;Ensino híbrido
Data do documento: 3-Out-2024
Citação: BARBOSA, Lucas Matheus Ferraz. O modelo de ensino híbrido rotação por estações no ensino de funções orgânicas: uma proposta didática para o ensino médio. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The application of Active Methodologies, Blended Learning Models, and digital technologies aims to increase student engagement and interest, enabling a more attractive and captivating learning process, while fostering their autonomy as protagonists of their own educational development. Active Methodologies (AM) allow the teaching of chemistry, specifically Organic Functions, to be innovatively related by combining in-person and digital activities that encourage student autonomy and engagement. Adopting the blended learning model, this work seeks to explore the integration of AM and digital technologies to enable the understanding of complex concepts, by developing a didactic proposal for teaching Organic Functions in high school based on the Station Rotation Model. To achieve the proposed objective, theoretical research was conducted through two methodological stages: literature review on the theoretical foundations of the research (stage 1); and proposal of a didactic plan (stage 2). The proposed didactic approach was organized into two phases: Activity proposals for lessons on organic functions (Phase 1) and the application of the Station Rotation model (Phase 2). Phase 2 was structured around five stations, which included various activities, such as computer simulations, gamified quizzes, building molecular models with accessible materials, and technological resources using software like MolView and PhET. It is hoped that the implementation of this didactic proposal will significantly contribute to overcoming the traditional difficulties faced by students in understanding abstract and complex content related to Organic Functions, as well as the discussions on Active Methodologies and Blended Learning Models in teacher training, encouraging changes in pedagogical practices in the teaching of Chemistry.
Resumo: A aplicação de metodologias ativas, modelos de ensino híbrido e tecnologias digitais, considerando suas diferentes dimensões conceituais e objetivos, busca aumentar o engajamento e o interesse dos discentes, possibilitando um processo de aprendizagem mais atrativo e cativante, além de possibilitar a autonomia deles como protagonistas de sua própria formação pedagógica. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa teórica a partir de duas etapas metodológicas: revisão da literatura sobre os aportes teóricos da pesquisa (etapa 1); e proposição da proposta didática (etapa 2). A presente proposta didática foi organizada com dois momentos: proposições de atividades para aulas sobre funções orgânicas (Momento 1), aplicação da Rotação por Estação (Momento 2). O momento 2 foi estruturado a partir de cinco estações, a saber: As cinco estações foram planejadas considerando, por exemplo, diferentes atividades, simulações computacionais, quizzes gamificados, construção de modelos moleculares com material acessível, recursos tecnológicos com softwares como Molview e PhET. Espera-se que a implementação da proposta didática elaborada possa contribuir de forma significativa para a superação das dificuldades tradicionais enfrentadas pelos estudantes, na compreensão de conteúdos abstratos e complexos relativos à Funções Orgânicas e com as discussões sobre Metodologias Ativas e Modelos de Ensino Híbrido no contexto de formação de professores na perspectiva de mudanças das práticas pedagógicas no ensino de Química.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6470
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lucasmatheusferrazbarbosa.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons