Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6450
Título: Ambiente marinho: percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do sertão de Pernambuco
Autor: Magalhães, Géssica Natália de Moura
Orientador: Andrade, Luciana de Matos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2869096516724379
Palavras-chave: Desenho infantil;Educação ambiental;Oceanografia
Data do documento: 28-Ago-2018
Citação: MAGALHÃES, Géssica Natália de Moura. Ambiente marinho: percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do sertão de Pernambuco. 2018. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Abstract: The studies focused on the understanding of environmental perception among students are indispensable, since they enable the researcher to understand how the student perceives the environment, as well as serve to convey information about its operation. The present study aimed to evaluate the marine environmental perception of Junior High School students (6th to 9th grade) of a public state school in Serra Talhada's county, PE, using the techniques of children's graphics. Data collection took place in November and December 2017, with 44 Junior High School students (6th to 9th grade), enrolled in a state public school, located in Serra Talhada's county, PE. The methodological procedure consisted of three stages: 1. Performing children's artwork; 2. Educational action "lecture"; 3. New realization of children's drawings. The marine environmental perception of the evaluated students in Serra Talhada-PE is Naturalistic / Naturalizing and Globalizing / Integrated this reflects a vision of the untouched nature and even if the man is in this environmental scenario his participation must be based on environmental sustainability. The geographical position of the municipality of Serra Talhada-PE seems to influence the marine environmental perception of the evaluated students who see the sea only with its natural faunistic and floristic aspects as if they were in a parallel world in a decontextualized reality and when coming in contact with the information of this one project began to perceive a reality previously unknown and to demonstrate through the children's drawing the participation of man in a sustainable way, as well as his anthropogenic actions. The educational lecture about the marine environment promoted after the elaboration of the first drawings, without any previous contact or supply of any information on oceanography given in this project, made understand the marine universe of the students and from this, to improve their knowledge, since only after the second drawings could be seen as future agents multiplying environmental sustainability. However, it is essential to emphasize from experience that research with environmental perception needs to aggregate several instruments of data collection in order to perceive, understand and feel the relationships that human beings have with the environment.
Resumo: Os estudos voltados à compreensão da percepção ambiental entre estudantes são imprescindíveis, pois possibilitam o pesquisador entender como o estudante percebe o ambiente, como também servem para veicular informações sobre o seu funcionamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção sobre o ambiente marinho dos estudantes do ensino fundamental II (6º aos 9º anos) de uma escola pública estadual no município de Serra Talhada-PE, utilizando as técnicas do grafismo infantil. A coleta de dados ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2017, com 44 estudantes do ensino fundamento II (6° aos 9º anos), matriculados numa escola pública estadual, localizada no município de Serra Talhada-PE. O procedimento metodológico consistiu em três etapas: 1. Realização de grafismo infantil; 2. Ação educativa “palestra; 3. Realização de novos desenhos infantis. A percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados de Serra Talhada-PE é Naturalista/Naturalizante e Globalizante/Integrada isso reflete uma visão da natureza intocada e mesmo que o homem esteja neste cenário ambiental a sua participação deve ser baseada na sustentabilidade ambiental. A posição geográfica do município de Serra Talhada-PE parece influenciar na percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados que veem o mar apenas com seus aspectos naturais faunísticos e florísticos como se estivessem em um mundo paralelo numa realidade descontextualizada e ao entrar em contato com as informações deste projeto passaram a perceber uma realidade antes não conhecida e demostrar por meio do desenho infantil a participação do homem de forma sustentável, bem como suas ações antropogênicas. A palestra educativa sobre o ambiente marinho promovida após as elaborações dos primeiros desenhos, sem nenhum contato prévio ou fornecimento de qualquer informação sobre oceanografia dada neste projeto fizeram compreender o universo marinho dos estudantes e a partir disso aprimorar os seus conhecimentos, pois só após os segundos desenhos foi possível vislumbrá-los como futuros agentes multiplicadores de uma sustentabilidade ambiental. Porém, se faz imprescindível destacar pela experiência vivenciada que as pesquisas com percepção ambiental necessitam agregar vários instrumentos de coleta de dados para se perceber, compreender e sentir as relações que ser humano tem com o meio ambiente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6450
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gessicanataliademouramagalhaes.pdf5,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons