Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6424
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Diniz, Juliana Regueira Basto | - |
dc.contributor.author | Silva, Valeria Maria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T20:28:11Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T20:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Valeira Maria dos Santos. Computação Desplugada como ferramenta de ensino para desenvolver o pensamento computacional. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Surubim, PE, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6424 | - |
dc.description | O tema Pensamento Computacional vem sendo discutido mais abertamente entre os educadores e os órgãos públicos representantes da educação. O Pensamento Computacional é um processo de pensamento que utiliza os conceitos básicos da computação para a solução de problemas. Os estágios do pensamento computacional envolvem a abstração, a automação e a análise. Ao fazer uso desses estágios é possível encontrar soluções mais eficazes e simples para resolver problemas. Foi pensando nesse tipo de conceito que se optou por realizar a pesquisa. As atividades desplugadas utilizadas na pesquisa funcionaram como uma boa metodologia de ensino, uma vez que a escola não possuía infraestrutura tecnológica como, por exemplo, computadores e acesso a internet. Sendo assim o presente trabalho teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino básico que foi aplicada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental II. A pesquisa teve a intenção de apresentar aos alunos o Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como exploratória e de campo, a partir de qual foi possível obter dados tanto qualitativos como quantitativos. Os objetivos foram alcançados e os resultados foram satisfatórios, uma vez que o objetivo inicial da pesquisa foi atingido, os alunos compreenderam o conteúdo abordado, e contribuíram com sua opinião, classificando as atividades como divertidas e de fácil entendimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The topic of Computational Thinking has been discussed more openly among educators and public bodies representing education. Computational Thinking is a thought process that uses the basics of computation to solve problems. The stages of computational thinking involve abstraction, automation, and analysis. By using these stages you can find more effective and simple solutions to solve problems. It was thinking of this type of concept that the research was chosen. The unplugged activities used in the research functioned as a good teaching methodology, since the school lacked technological infrastructure such as computers and internet access. Therefore, the present study aimed to present the results of a research carried out in a primary school that was applied in a 9th grade elementary school class II. The research was intended to introduce students to Computational Thinking, through unplugged activities. The methodology used in the research is characterized as exploratory and field, from which it was possible to obtain both qualitative and quantitative data. The objectives were achieved and the results were satisfactory, once the initial goal of the research was achieved, the students understood the content addressed, and contributed their opinion, classifying the activities as fun and easy to understand. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UAB | pt_BR |
dc.format.extent | 50f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Computação desplugada | pt_BR |
dc.title | Computação Desplugada como ferramenta de ensino para desenvolver o pensamento computacional | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9782699041915093 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0175193064988810 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Surubim, PE | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_valeriamariadosantossilva.pdf | 717,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons