Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Wellington Moreira da-
dc.contributor.authorSantos, Jean Carlos Silva dos-
dc.date.accessioned2024-11-01T20:02:15Z-
dc.date.available2024-11-01T20:02:15Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Jean Carlos Silva dos. Experimentação e gamificação : uma estratégia lúdica para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio em uma Escola Estadual no município de Garanhuns-PE. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6420-
dc.descriptionEste trabalho investigou a eficácia da experimentação e da gamificação no ensino de física para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. O objetivo é aprimorar o ensino-aprendizagem, tornando-o mais envolvente e eficaz através de métodos práticos e lúdicos. Estudamos como essas abordagens podem aumentar o interesse e a compreensão dos estudantes na disciplina de física e superar desafios específicos da EJA. A experimentação é destacada como uma ferramenta pedagógica essencial, permitindo aos alunos, em especial aos da EJA, observar e compreender conceitos e teorias na prática, uma vez que a utilização de experimentos simples e de baixo custo contribuem para um aprendizado mais significativo. Já a gamificação introduz elementos de jogos no contexto educacional, visando aumentar a motivação, o engajamento e a participação dos alunos através de jogos educativos e sistemas de recompensa. Espera-se que essas abordagens tornem a física mais acessível e atraente para os alunos da EJA, facilitando a assimilação do conteúdo e considerando as peculiaridades dessa modalidade de ensino, que inclui alunos com experiências de vida variadas, falta de tempo e múltiplas responsabilidades. Embora, a baixa frequência dos alunos tenha limitado a eficácia destas estratégias, observamos que os alunos participantes demonstraram uma boa assimilação dos conceitos físicos. Diante disso, é de suma importância a existência de estratégias adicionais para aumentar a assiduidade dos alunos, maximizando assim o impacto positivo dessas metodologias ativas no ensino de física na EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent22F.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleExperimentação e gamificação : uma estratégia lúdica para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio em uma Escola Estadual no município de Garanhuns-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1174488483383451pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7676688107190556pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhus, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Físicapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jeancarlosdasilvasantos.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons