Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6419
Título: Metodologia Peer Instruction alidada ao software Phet para o ensino de eletrodinâmica
Autor: Pedrosa, Amaro Coelho
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0090234827832688
Orientador: Silva, Wellington Moreira da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7676688107190556
Palavras-chave: Metodologias ativas;Ensino entre pares;Eletrodinâmica - Estudo e ensino
Data do documento: 6-Mai-2023
Citação: PEDROSA, Amaro Coelho. Metodologia Peer Instruction alidada ao software Phet para o ensino de eletrodinâmica. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This paper proposes the use of the Peer Instruction methodology and the PhET Platform for teaching electrodynamics, with the aim of familiarizing students with the use of Digital Information and Communication Technologies, rescuing students’ prior knowledge, and promoting more meaningful learning. The research presents a proposal for the use of an active methodology that is widely spread in the academic environment and has great potential to be used in basic education, using the computational simulation environment as a resource for teaching introductory concepts of Electrodynamics and Electrical Circuits. The study presents a proposal for a didactic sequence that can be applied to high school classes, and it is expected that the results of its use will contribute to a significant increase in students’ interest and understanding of the fundamental concepts of Electrodynamics. The use of the Peer Instruction Methodology and the PhET Platform, programmed by the teacher, will enable teaching that is not only focused on memorizing formulas, since equations only appear after the use of simulations and experimentation. In this way, the understanding of how Electrodynamics variables articulate and influence the phenomenon occurs when fundamental concepts are solidified by students, and this can be an excellent strategy for teaching electrodynamics.
Resumo: Este artigo propõe a utilização da metodologia Peer Instruction ou Metodologia PI, e da Plataforma PhET para o ensino de Eletrodinâmica, com o objetivo de familiarizar os estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, resgatar conhecimentos prévios dos alunos e promover uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa apresenta uma proposta de utilização de uma metodologia ativa muito difundida no meio acadêmico e que possui muito potencial para ser utilizada na educação básica e utiliza como cenário o ambiente de simulação computacional como recurso para o ensino de conceitos introdutórios de eletrodinâmica e de circuitos elétricos. O estudo discute uma proposta de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de ensino médio, e espera-se que os resultados de sua utilização contribuam para o aumento significativo do interesse dos alunos e na compreensão dos conceitos fundamentais da eletrodinâmica. A utilização da Metodologia Peer Instruction e da Plataforma PhET, de forma programada pelo professor, possibilitará que o ensino não seja apenas de memorização de fórmulas, uma vez que as equações aparecem somente após a utilização das simulações e da experimentação. Desta forma, a compreensão de como as variáveis da eletrodinâmica se articulam e influenciam o fenômeno ocorrem quando os conceitos fundamentais se encontram sedimentados pelos estudantes e essa pode ser uma excelente estratégia de ensino de eletrodinâmica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6419
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_amarocoelhopedrosa.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons