Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLindoso, Rosângela Cely Branco-
dc.contributor.authorSilva, Jefferson Bernardo da-
dc.date.accessioned2024-11-01T15:49:29Z-
dc.date.available2024-11-01T15:49:29Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.citationSILVA, Jefferson Bernardo da. Atletismo como conteúdo de ensino da educação física escolar. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6413-
dc.descriptionO atletismo representa uma das formas mais antigas de expressão e competição humana, desempenhando um papel fundamental na história e na cultura de diversas sociedades ao redor do mundo. Este esporte, que engloba uma variedade de fundamentos, não se restringe apenas a uma atividade física competitiva, e pode ser considerado uma alternativa pedagógica aos esportes convencionais padronizados na escola. O estudo em questão tem como objetivo analisar a introdução do conteúdo atletismo no ambiente escolar e como o mesmo pode contribuir para uma formação mais completa dos estudantes. Assim, partindo da relevância do esporte enquanto conteúdo sistematizado como ferramenta educacional, busca-se analisar as alternativas pedagógicas para que este conteúdo possa ser ensinado, a partir de seus aspectos históricos, culturais e sociais dispostos na literatura, assim como seus benefícios associados à prática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Além disso, a pesquisa em questão analisou sete trabalhos em diferentes contextos relacionados ao atletismo escolar a partir do acervo disposto na plataforma Periódicos CAPES. Após uma análise detalhada de dados e artigos foi constatado que o atletismo enquanto conteúdo escolar possui dificuldades recorrentes no processo de ensino e aprendizagem, mas que ainda assim deve ser trabalhado nas escolas e continua sendo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos estudantes tendo em vista suas possibilidades didático pedagógicas citadas em todos trabalhos analisados. Por fim, chegamos a conclusão que os estudos revisados apontam que, quando bem aplicado, o atletismo contribui para a formação integral do estudante, desenvolvendo aspectos físicos, cognitivos e sociais.pt_BR
dc.description.abstractAthletics represents one of the oldest forms of human expression and competition, playing a fundamental role in the history and culture of various societies around the world. This sport, which encompasses a variety of foundational activities, is not limited to a competitive physical activity and can be considered an educational alternative to standardized conventional sports in schools. The aim of this study is to analyze the introduction of athletics content in the school environment and how it can contribute to a more comprehensive education for students. Thus, based on the relevance of the sport as a systematized content and educational tool, the study seeks to analyze pedagogical alternatives for teaching this content, considering its historical, cultural, and social aspects as presented in the literature, as well as its associated benefits. The methodology used was qualitative bibliographic research. In addition, the study analyzed seven works in different contexts related to school athletics from the collection available on the CAPES Journals platform. After a detailed analysis of the data and articles, it was found that athletics as a school subject faces recurring challenges in the teaching and learning process, but it should still be implemented in schools as it remains a valuable tool for the holistic development of students, considering its pedagogical potential highlighted in all the works analyzed. Finally, we conclude that the reviewed studies indicate that, when well implemented, athletics contributes to the overall development of students, enhancing physical, cognitive, and social aspects.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.titleAtletismo como conteúdo de ensino da educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5927737731170698pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076590717855221pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jeffersonbernardodasilva.pdf364,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons