Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6349
Título: Educação ambiental em unidades de conservação no Nordeste brasileiro: revisão sistemática da literatura
Autor: Silva, Wandson Ricardo de Queiroz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0641875189523050
Orientador: Andrade, Luciana de Matos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2869096516724379
Palavras-chave: Meio Ambiente;Direito ambiental
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: SILVA, Wandson Ricardo de Queiroz. Educação ambiental em unidades de conservação no Nordeste brasileiro: revisão sistemática da literatura. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.
Abstract: The creation and maintenance of Conservation Units becomes an essential tool for the protection and conservation of the existing biodiversity in these environments, as well as for Environmental Education actions, bringing citizens closer to nature, sensitizing them to promote reflection and sustainable attitudes, in addition to providing quality of life and protecting the Planet and its biodiversity. This research aimed to evaluate, through a systematic literature review, environmental education actions in Conservation Units in the Brazilian Northeast, based on the scientific literature published between the years 2009 to 2022. It was a systematic review study, based on primary studies of the literature, in the database Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Scholar. A total of 30 scientific articles were obtained that deal with the theme of Environmental Education in contexts of Conservation Units. The northeastern states with the highest number of publications were: Ceará, Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte, all represented by five publications, except Bahia with four scientific articles, there were no records of publications for the years 2010 and 2022. In this way, it is expected that in the future there will be a substantial increase in publications about Environmental Education in Conservation Units, since they are fundamental areas for public awareness, obviously respecting the specificities of each UCs, as well as to control anthropogenic actions (deforestation, pollution and hunting), regulate climatic events (floods, droughts and soil degradation), provide support services (soil formation and nutrient cycling) and sociocultural services (leisure, social, spiritual and religious)
Resumo: A criação e manutenção de Unidades de Conservação torna-se uma ferramenta imprescindível para proteção e conservação da biodiversidade existente nesses ambientes, bem como para ações de Educação Ambiental, aproximando os cidadãos da natureza, sensibilizando-os para favorecer reflexão e atitudes sustentáveis, além de proporcionar qualidade de vida e proteger o Planeta e a sua biodiversidade. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, ações de educação ambiental em Unidades de Conservação do Nordeste brasileiro, com base na literatura científica publicada entre os anos de 2009 a 2022. Foi um estudo de revisão sistemática, com base em estudos primários da literatura, na base de dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Obteve-se um total de 30 artigos científicos que tratam da temática de Educação Ambiental em contextos de Unidades de Conservação. Os estados nordestinos que com maiores números de publicações foram: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, todos representados por cinco publicações, exceto a Bahia com quatro artigos científicos, não ocorrendo registros de publicações para os anos 2010 e 2022. Desta forma, espera-se que no futuro haja um aumento substancial de publicações sobre Educação Ambiental em Unidades de Conservação, visto que são áreas fundamentais para sensibilização da população, obviamente respeitando as especificidades de cada UCs, bem como para controlar ações antropogênicas (desmatamento, poluição e caça), regular eventos climáticos (inundações, secas e degradação do solo), prestar serviços de suporte (formação do solo e ciclagem de nutrientes) e serviços socioculturais (lazer, social, espiritual e religioso).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6349
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_wandsonricardodequeirozsilva.pdf582,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons