Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6318
Título: O uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases
Autor: Gomes, Felipe Albuquerque
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6876895388867911
Orientador: Silva, Suely Alves da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Ácidos;Bases (Química);Química - Experiências;Ensino médio
Data do documento: 9-Set-2024
Citação: GOMES, Felipe Albuquerque. O uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This research aims to analyze the use of experimental activities in the teaching-learning process of the inorganic functions of acids and bases, using alternative materials from students' daily lives. The research was carried out in a 1st year high school class. The methodological approach adopted was qualitative, which included the application of expository classes and experimental practices, with the subsequent application of a questionnaire to assess students' understanding of acid and base content and experimental activities. The results demonstrated, therefore, that the integration of experimental activities in teaching the functions of inorganic acids and bases not only facilitated the understanding of these concepts, but also promoted a more engaging and effective learning environment. We conclude that experimentation as part of the educational process strengthens the relationship between theory and practice, allowing students a deeper and more applied understanding of the contents studied, in addition to contributing to more effective and motivating learning, facilitating the understanding of abstract concepts and promoting students' interest in the subject of Chemistry.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases, utilizando materiais alternativos do cotidiano dos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, em que, incluiu a aplicação de aulas expositivas e práticas experimentais, com a posterior aplicação de um questionário para avaliar a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo ácido e bases e sobre as atividades experimentais. Os resultados demonstraram, portanto, que a integração de atividades experimentais no ensino das funções inorgânicas ácidos e bases, não apenas facilitou a compreensão desses conceitos, mas também promoveu um ambiente de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Concluímos que, a experimentação como parte do processo educativo, fortalece a relação entre teoria e prática, permitindo aos estudantes uma compreensão mais profunda e aplicada dos conteúdos estudados, além de contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e motivadora, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e promovendo o interesse dos estudantes pela disciplina de Química.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6318
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_felipealbuquerquegomes.pdf655,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons