Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Analice de Almeida | - |
dc.contributor.author | Cesário, Lucas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:32:25Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07T17:32:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
dc.identifier.citation | CESÁRIO, Lucas da Silva. Impressões de um grupo de licenciandos em Química da UFRPE sobre a sua formação inicial. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6281 | - |
dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo analisar as impressões de estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobre sua formação inicial. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo com dez licenciandos em Química dessa Instituição que estavam nos períodos finais do curso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista narrativa em que as exmanentes (questões de pesquisa ou de interesse do pesquisador) foram pensadas e definidas. Essas questões visaram orientar a conversa entre o entrevistado e o entrevistador a fim de abordar os temas tratados na pesquisa e assim atender os objetivos estabelecidos. Os resultados mostram uma diversidade de impressões sobre a carreira Docente, incluindo visões positivas e críticas acerca da formação inicial. Os licenciandos destacam a necessidade de maior integração entre conteúdos teóricos e experiências práticas e sinalizam que a vivência de programas institucionais relacionados com a docência e os estágios supervisionados, são essenciais para essa integração. Contudo, as críticas dos estudantes à desconexão entre teoria e realidade escolar, sugerem a necessidade de adaptações curriculares e de estudos longitudinais que acompanhem suas trajetórias, visando aprimorar a formação e preparar melhor os futuros docentes para os desafios da carreira. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aimed to analyze the impressions of students of the Chemistry Degree course at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) about their initial training. For this, a qualitative study was carried out with ten undergraduate students in chemistry of this Institution who were in the final periods of the course. The research instrument was a narrative interview in which the exmanents (research questions or questions of interest to the researcher) were thought out and defined. These questions were aimed at guiding the conversation between the interviewee and the interviewer in order to address the themes addressed in the research and thus meet the established objectives. The results show a diversity of impressions about the teaching career, including positive and critical views about initial training. The undergraduates highlight the need for greater integration between theoretical content and practical experiences and point out that the experience of institutional programs related to teaching and supervised internships are essential for this integration. However, the students' criticisms of the disconnection between theory and school reality suggest the need for curricular adaptations and longitudinal studies that accompany their trajectories, aiming to improve training and better prepare future teachers for the challenges of their careers. | pt_BR |
dc.format.extent | 65 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Impressões de um grupo de licenciandos em Química da UFRPE sobre a sua formação inicial | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9217362239710121 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2273105974559580 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_lucasdasilvacesario.pdf | 653,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons