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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque Júnior, Gabriel Alves de-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Júlia de Melo-
dc.date.accessioned2024-10-07T12:00:10Z-
dc.date.available2024-10-07T12:00:10Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Júlia de Melo. Análise de sentimentos em reviews de jogos digitais da Plataforma Steam. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6276-
dc.descriptionA análise de sentimento é uma área que investiga as expressões emocionais da linguagem humana, buscando compreender as necessidades e opiniões subjacentes expressas em textos. Sua complexidade existe na habilidade de discernir não apenas o conteúdo textual, mas também as matrizes emocionais implícitas. Com o avanço tecnológico, a facilidade de expressar a opinião publicamente se dissemina por diversos meios, sendo campo dos jogos online uma vertente que atrai inúmeras publicações de jogadores sobre os diversos títulos disponíveis. No entanto, essa diversidade de públicos e temas torna desafiador compreender o sentimento expresso que permeia esse universo. O objetivo deste estudo é aplicar técnicas de análise de sentimento em avaliações de jogos digitais, adotando uma abordagem focada em algoritmos de aprendizado de máquina supervisionados e bibliotecas pre-polarizadas, a fim de identificar o melhor caminho de classificação capaz de discernir os sentimentos expressos pelos usuários nas avaliações. Nessa operação está sendo considerada uma abordagem com todas as opiniões e outra focada em gênero específico de cada jogo. Essa análise foi conduzida por meio da exploração de dados provenientes de uma empresa de distribuição de jogos online (Steam), seguindo com uma preparação desses dados devido às particularidades presentes nos registros. Os resultados revelam que os modelos de aprendizado de máquina superam as abordagens tradicionais, como a utilização da biblioteca VADER, apresentando uma precisão maior em aproximadamente 10% nas capturas, observou-se uma diferença de 20% a mais em métricas como recall e F1-score. Esse estudo representa uma contribuição analítica para a área da análise de sentimento, destacando a capacidade do modelo construído em lidar com a complexidade da linguagem humana.pt_BR
dc.description.abstractSentiment analysis is an area that investigates the emotional expressions of human language, aiming to understand the underlying needs and opinions expressed in texts. Its complexity lies in the ability to discern not only the textual content but also the implicit emotional matrices. With technological advancements, the ease of publicly expressing opinions is disseminated through various means, with online gaming being a sector that attracts numerous player posts about various available titles. However, this diversity of audiences and topics makes it challenging to understand the expressed sentiment that pervades this universe. The aim of this study is to apply sentiment analysis techniques to digital game reviews, adopting an approach focused on supervised machine learning algorithms and pre-polarized libraries, in order to identify the best classification path capable of discerning the sentiments expressed by users in the reviews. This operation considers an approach with all opinions and another focused on each game’s specific genre. This analysis was conducted by exploring data from an online game distribution company (Steam), followed by data preparation due to the peculiarities present in the records. The results reveal that machine learning models outperform traditional approaches, such as using the VADER library, showing a higher precision by approximately 10% in captures. A difference of 20% more was observed in metrics such as recall and F1-score. This study represents an analytical contribution to the field of sentiment analysis, highlighting the model’s ability to deal with the complexity of human language.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectAnálise de sentimentospt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.titleAnálise de sentimentos em reviews de jogos digitais da Plataforma Steampt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1399502815770584pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Estatística e Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

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