Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6268
Título: A abordagem da temática saúde nas aulas de educação física: uma análise da prática pedagógica no Novo Ensino Médio
Autor: Elihimas, Maria Eduarda Marcílio
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7804849569756280
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação física escolar;Saúde;Ensino médio
Data do documento: 16-Set-2024
Citação: ELIHIMAS, Maria Eduarda Marcílio. A abordagem da temática saúde nas aulas de educação física: uma análise da prática pedagógica no Novo Ensino Médio. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The present research aims to analyze the limits and possibilities in approaching the ealth theme in Physical Education classes in the New High School, characterizing the New High School and its expression in School Physical Education, establishing the relationship between health and Physical Education and identifying the school health knowledge and didactic strategies used to teach Physical Education at school. The school is the environment where knowledge lives, where it is transmitted to students, playing an extremely important role in society. It is worth being aware that it is the school that brings together the day-to-day knowledge of students expressed in society, with scientific knowledge. Analyzing the health - Physical Education relationship, we realize that health knowledge has always been interconnected with the intentions, objectives and specific contents of Physical Education. Therefore, we used qualitative research methodology, linked to a semi-structured interview to collect data and treated through content analysis (Souza Jr). The interview was carried out with a Physical Education teacher who works in the public education system and treats health as a transversal theme in his classes. In this way, we understand that it is possible to address the issue of health in Physical Education classes in the New High School, treating this knowledge as a transversal theme and intertwining it with the specific contents of Physical Education. However, the teacher's training directly influences the way he will do this intertwining.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades na abordagem da temática saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, caracterizando o Novo Ensino Médio e sua expressão na Educação Física Escolar, estabelecendo a relação entre saúde e Educação Física, e identificando os saberes escolares em saúde e as estratégias didáticas utilizadas para o ensino Educação Física na escola. A escola é o ambiente onde mora o conhecimento, onde ele é transmitido para os alunos, tendo um papel de suma importância para a sociedade. É válido ter ciência de que é a escola que aproxima os saberes do dia a dia dos alunos expressos na sociedade, com os conhecimentos científicos. Analisando a relação saúde - Educação Física, percebemos que o conhecimento da saúde sempre esteve interligado com as intenções, os objetivos e os conteúdos específicos da Educação Física. Sendo assim, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, atrelada a uma entrevista semi estruturada para a coleta de dados e tratada através da análise de conteúdo (Souza Jr). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que atua na rede pública de ensino e trata a saúde como um tema transversal em suas aulas. Dessa maneira, entendemos que é possível abordar a temática da saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, tratando esse conhecimento como um tema transversal e fazendo um entrelace com os conteúdos específicos da Educação Física. Porém a formação do professor influencia diretamente na maneira como ele fará esse entrelace.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6268
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaeduardamarcilioelihimas.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons