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dc.contributor.authorSilva, Ivanda Maria Martins-
dc.date.accessioned2024-09-19T12:09:03Z-
dc.date.available2024-09-19T12:09:03Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Ivanda Maria Martins. Grande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas. 2024. 447 p. Memorial (Progressão Acadêmica Professor Titular) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6176-
dc.description.abstract“Grande Sertão... (Trans)Docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas” é um Memorial Acadêmico compreendido como registro da história de vida de uma educadora que (re)elabora narrativas de si como professora dialógica e reflexiva no repensar de suas ações pedagógicas nas múltiplas travessias acadêmicas e profissionais. Como docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec, elaboro este Memorial com o objetivo geral de apresentar as minhas travessias acadêmicas e profissionais nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, considerando processos formativos contínuos e vivências como discente e docente, nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior. Em termos teórico-metodológicos, este Memorial destaca a noção de “(Trans)Docências”, tendo em vista a multiplicidade de interfaces na constituição de minha(s) identidade(s) docente(s), tais como: a docência dialógica, a tecnodocência, a polidocência, a docência polifônica, a docência exotópica, a docência cronotópica e a docência Severina. Destaco, ainda, a história de vida como aprendizagem biográfica reflexiva e prática de (auto)formação, com base nas noções de ateliê biográfico, fotobiografia, escrevivência(s), autoetnografia, ethos discursivo e o framework do TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge. Em uma imersão autobiográfica intertextual, em constante diálogo com a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e outras vozes da literatura universal, traço múltiplos autorretratos, sob um olhar plural que busca estreitar as conexões entre presente, passado e futuro à luz do viés cronotópico bakhtiniano. Narro as minhas vivências no “Sertão” das múltiplas docências, evidenciando percursos trilhados nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior em contextos públicos e privados de ensino. Minha narrativa confunde-se com outras histórias que destacam o início das atividades no âmbito da Educação a Distância, na UFRPE, em sintonia com reflexões sobre o lugar desta modalidade educacional no cenário brasileiro. Conto, também, experiências que vivi no cronotopo pandêmico da Covid-19, um tempo-espaço marcado por intensos desafios, momento de rever rotas, traçar outros caminhos no repensar de processos de ensino e aprendizagens mediados pelas tecnologias. Busco elaborar um panorama reflexivo quali/quantitativo das atividades realizadas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, tendo em vista as diferentes fases da trajetória acadêmica. Destaco a escrita de si como estratégia articulada ao processo de biografização das experiências na construção das múltiplas identidades discentes e docentes (re)construídas durante as travessias acadêmicas. Faço esta imersão autobiográfica, resgatando memórias e lembranças nas interações dialógicas entre docências e discências que consolidam minha(s) identidade(s) como professora esperançosa e resiliente. Procuro (re)encontrar-me nas múltiplas e sinuosas veredas desse Grande Sertão... Trans)Docências, permitindo-me (re)leituras e (re)descobertas como educadora em contínuas e ilimitadas travessias, sempre aprendendo a aprender a cada instante.pt_BR
dc.format.extent447 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMemória autobiográficapt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967. Grande sertão : veredaspt_BR
dc.titleGrande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicaspt_BR
dc.typememorialpt_BR
dc.rights.holderCopyright: Ivanda Maria Martins Silvapt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8436216704557833pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distânciapt_BR
dc.contributor.referee1Borba, Vicentina Maria Ramires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023907282886164pt_BR
dc.contributor.referee2Suassuna, Lívia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3685495814664993pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, José Hélder Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee4Abranches, Sérgio Paulino-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9070763811045760pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2724-0528pt_BR
dc.description.abstractxGreat Hinterland... (Trans)teaching: dialogical crossings of a teacher the multiple and winding academic paths is an Academic Memorial understood as a record life´s story of a teacher who (re)elaborates narratives about herself as a dialogical and reflective teacher in rethinking their pedagogical actions in multiple academic and professional crossings. As a teacher at the Federal Rural University of Pernambuco – UFRPE/UAEADTec, I created this Memorial with the general objective of presenting my academic and professional crossings in the areas of teaching, research, extension and management, considering continuous formative processes and experiences as a student and teacher, in the basic and higher education scenarios. In theoretical-methodological terms, this Memorial highlights the notion of “(Trans)Teaching”, considering the multiplicity of interfaces in the constitution of my teaching identities, such as: dialogical teaching, technoteaching, polyteaching, polyphonic teaching, exotopic teaching, chronotopic teaching and Severina teaching. I also highlight life history as a reflective biographical learning and (self)formation practice, based on the notions of biographical studio, photobiography, writing, autoethnography, discursive ethos and the TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge framework. In an intertextual autobiographical immersion, in constant dialogue with the Guimarães Rosa's work Grande Sertão: Veredas and other voices from universal literature, I draw multiple self-portraits, under a plural perspective that seeks to strengthen the connections between present, past and future in the light of bakhtinian chronotopic bias. I narrate my experiences in the “Great Hinterland” of multiple teachings, highlighting paths taken in the settings of basic and higher education in public and private teaching settings. My narrative intertwines with other stories that highlight the beginning of activities within the scope of Distance Education, at UFRPE, in line with reflections on the place of this educational modality in the brazilian scenario. I also talk about experiences during the Covid-19 pandemic chronotope, a time-space marked by intense challenges, a time to review routes, trace other paths in rethinking teaching and learning processes mediated by technology. I seek to develop a qualitative/quantitative reflective overview of the activities carried out in the areas of teaching, research, extension and management, taking into account the different phases of the academic trajectory. I emphasize self-writing as a strategy articulated with the biographical process of experiences in constructing multiple student and teacher identities (re)constructed during academic crossings. I undertake this autobiographical immersion, retrieving memories and recollections in dialogical interactions between teachings and learnings that consolidate my identity as a hopeful and resilient teacher. I try to (re)find myself in the multiple and winding paths of this Great Hinterland... (Trans)teaching, allowing (re)readings and (re)discoveries as a teacher in continuous and unlimited crossings, always learning to learn at every moment.pt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRPEpt_BR
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