Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Paula Rejane Lisboa da-
dc.contributor.authorRocha, Gisele Brito de Araújo-
dc.date.accessioned2024-09-16T21:27:27Z-
dc.date.available2024-09-16T21:27:27Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.citationROCHA, Gisele Brito de Araújo. Alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental: um desafio para o ensino de Geografia. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6162-
dc.descriptionO presente artigo pretende analisar a importância do ensino da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia dos anos iniciais do ensino fundamental. Para o estudo foi realizado um levantamento bibliográfico voltado para a alfabetização cartográfica, no intuito de discutir a importância de aprender a Cartografia nos anos iniciais a partir da leitura de espaços vividos pelos indivíduos. Como aporte teórico, utilizou-se Callai (2005), Simielli (2010) e Castellar (2000) para tratar o ensino de Cartografia na perspectiva da alfabetização cartográfica, visto que o estudo apresenta a seguinte problemática: Como o ensino de Geografia nos anos iniciais abordam a alfabetização Cartográfica rompendo com o caráter tradicional de ensino? Percebe-se que a alfabetização cartográfica nos propõe um ensino diferenciado, levando o aluno a realizar uma leitura de mundo a partir do seu cotidiano, indo além da mera decodificação de símbolos e lugares como no ensino tradicional da Geografia.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAlfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental: um desafio para o ensino de Geografiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2210946235424183pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9170949640305247pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_giselebritodearaujorocha.pdf247,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons