Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFrança, Rozelma Soares de-
dc.contributor.authorAureliano, Paulo Vinícius Cabral-
dc.date.accessioned2024-09-11T14:24:37Z-
dc.date.available2024-09-11T14:24:37Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationAURELIANO, Paulo Vinícius Cabral. Explorando o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de soluções criativas para alagamentos na cidade de Recife/PE. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6130-
dc.descriptionEste trabalho propõe uma sequência didática para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) no 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando o problema dos alagamentos na cidade do Recife/PE como contexto de aprendizagem. Baseado em discussões sobre a realidade do desenvolvimento do PC nas escolas brasileiras e na formação de professores atuantes na área, bem como nos eixos e habilidades referentes ao ensino de computação no Ensino Fundamental presentes no complemento de Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o objetivo é introduzir os conceitos de PC de forma desplugada, focando nos principais conceitos e na resolução de problemas reais, especialmente os relacionados a questões sociais como os alagamentos. A metodologia baseada em problemas será empregada para promover a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento, permitindo que eles utilizem a Computação como ferramenta para abordar questões relevantes e significativas em sua comunidade. Essa abordagem visa não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também promover uma aprendizagem significativa ao conectar os conceitos computacionais com desafios reais e sociais enfrentados pelos estudantes. A proposta busca, assim, superar desafios relacionados a materiais didáticos e estratégias de ensino para efetiva integração da computação no currículo, oferecendo uma alternativa acessível e socialmente relevante para o ensino de computação nas escolas brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes a didactic sequence for the development of Computational Thinking (CT) in the 1st year of Elementary School, using the problem of floods in the city of Recife/PE as a learning context. Based on discussions about the reality of CT development in Brazilian schools and the training of teachers working in the field, as well as on the axes and abilities related to computing education in Elementary School present in the complement of Computing to the National Common Curricular Base (BNCC), the objective is to introduce CT concepts in an unplugged way, focusing on key concepts and on the resolution of real problems, especially those related to social issues such as floods. The problem-based methodology will be employed to promote students' autonomy in constructing knowledge, allowing them to use Computing as a tool to address relevant and meaningful issues in their community. This approach aims not only to develop technical skills but also to promote meaningful learning by connecting computational concepts with real and social challenges faced by students. The proposal thus seeks to overcome challenges related to teaching materials and strategies for the effective integration of computing into the curriculum, offering an accessible and socially relevant alternative for computing education in Brazilian schools.pt_BR
dc.format.extent12 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleExplorando o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de soluções criativas para alagamentos na cidade de Recife/PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3335740440479045pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4282789732521235pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_pauloviniciuscabralaureliano.pdf153,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons