Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Monica Lopes Folena | - |
dc.contributor.author | Valentim, Niķson Nathan Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T21:17:04Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T21:17:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.identifier.citation | VALENTIM, Niķson Nathan Lopes. Educação sexual em livros didáticos de ciências utilizados na rede pública estadual de Pernambuco. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6061 | - |
dc.description | Atualmente, com o avanço da tecnologia e do acesso a recursos digitais, o número de ferramentas úteis para o ensino da disciplina de ciências se diversificou e cresceu. Entretanto recursos didáticos como o livro didático (LD) permanece sendo um dos mais importantes e acessíveis para os professores. Portanto, é válido ressaltar que a qualidade do conteúdo presente no LD é um fator essencial para a qualidade da prática docente. Nesse sentido, a sexualidade é um tema essencial na vida de qualquer pessoa. Desde cedo, os indivíduos são expostos a questionamentos e descobertas acerca da própria identidade sexual. Por isso, é extremamente importante que esse assunto seja abordado de forma adequada nos LD, que são uma das principais fontes de conhecimento para os adolescentes do ensino fundamental anos finais. Logo, o presente estudo tem como principal objetivo apresentar uma pesquisa desenvolvida por meio da análise de três livros didáticos utilizados por escolas públicas de ensino fundamental do estado de Pernambuco. A pesquisa teve como objetivo analisar de que modo a temática “sexualidade” é referida em livros didáticos (LD) do Ensino Fundamental, do 8º ano, adotados por uma escola pública da rede do estado de Pernambuco. Diante dos achados, foi evidente que os LD se concentram a princípio em expor os conteúdos que valorizam predominantemente os aspectos biológicos dos seres humanos. Ao concentrar-se exclusivamente nos aspectos biológicos da sexualidade, os livros didáticos culminam reforçando estereótipos de gênero, normas e padrões tradicionais de comportamento, contribuindo para a manutenção de uma visão conservadora e limitada sobre o assunto. No entanto, foi encontrado LD que contemplaram o conteúdo relacionado a sexualidade dentro dos aspectos sociais e psicológicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, with the advancement of technology and access to digital resources, the number of useful tools for teaching science has diversified and grown. However, teaching resources such as the textbook (LD) remain one of the most important and accessible for teachers. Therefore, it is worth highlighting that the quality of the content present in the textbook is an essential factor for the quality of teaching practice. In this sense, sexuality is an essential topic in anyone’s life. From an early age, individuals are exposed to questions and discoveries about their own sexual identity. Therefore, it is extremely important that this subject is addressed appropriately in textbooks, which are one of the main sources of knowledge for teenagers in their final years of elementary school. Therefore, the main objective of this study is to present research developed through the analysis of three textbooks used by public elementary schools in the state of Pernambuco. The research aimed to analyze how the theme “sexuality” is referred to in elementary school textbooks (LD) for the 8th year, adopted by a public school in the state of Pernambuco. Given the findings, it was evident that textbooks initially focus on exposing content that predominantly values the biological aspects of human beings. By focusing exclusively on the biological aspects of sexuality, textbooks reinforce gender stereotypes, norms and traditional patterns of behavior, contributing to the maintenance of a conservative and limited view on the subject. However, LDs were found that included content related to sexuality within social and psychological aspects. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.title | Educação sexual em livros didáticos de ciências utilizados na rede pública estadual de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7902118982606429 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_niksonnathanlopesvalentim.pdf | 3,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons