Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.authorValentim, Niķson Nathan Lopes-
dc.date.accessioned2024-08-22T21:17:04Z-
dc.date.available2024-08-22T21:17:04Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationVALENTIM, Niķson Nathan Lopes. Educação sexual em livros didáticos de ciências utilizados na rede pública estadual de Pernambuco. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6061-
dc.descriptionAtualmente, com o avanço da tecnologia e do acesso a recursos digitais, o número de ferramentas úteis para o ensino da disciplina de ciências se diversificou e cresceu. Entretanto recursos didáticos como o livro didático (LD) permanece sendo um dos mais importantes e acessíveis para os professores. Portanto, é válido ressaltar que a qualidade do conteúdo presente no LD é um fator essencial para a qualidade da prática docente. Nesse sentido, a sexualidade é um tema essencial na vida de qualquer pessoa. Desde cedo, os indivíduos são expostos a questionamentos e descobertas acerca da própria identidade sexual. Por isso, é extremamente importante que esse assunto seja abordado de forma adequada nos LD, que são uma das principais fontes de conhecimento para os adolescentes do ensino fundamental anos finais. Logo, o presente estudo tem como principal objetivo apresentar uma pesquisa desenvolvida por meio da análise de três livros didáticos utilizados por escolas públicas de ensino fundamental do estado de Pernambuco. A pesquisa teve como objetivo analisar de que modo a temática “sexualidade” é referida em livros didáticos (LD) do Ensino Fundamental, do 8º ano, adotados por uma escola pública da rede do estado de Pernambuco. Diante dos achados, foi evidente que os LD se concentram a princípio em expor os conteúdos que valorizam predominantemente os aspectos biológicos dos seres humanos. Ao concentrar-se exclusivamente nos aspectos biológicos da sexualidade, os livros didáticos culminam reforçando estereótipos de gênero, normas e padrões tradicionais de comportamento, contribuindo para a manutenção de uma visão conservadora e limitada sobre o assunto. No entanto, foi encontrado LD que contemplaram o conteúdo relacionado a sexualidade dentro dos aspectos sociais e psicológicos.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, with the advancement of technology and access to digital resources, the number of useful tools for teaching science has diversified and grown. However, teaching resources such as the textbook (LD) remain one of the most important and accessible for teachers. Therefore, it is worth highlighting that the quality of the content present in the textbook is an essential factor for the quality of teaching practice. In this sense, sexuality is an essential topic in anyone’s life. From an early age, individuals are exposed to questions and discoveries about their own sexual identity. Therefore, it is extremely important that this subject is addressed appropriately in textbooks, which are one of the main sources of knowledge for teenagers in their final years of elementary school. Therefore, the main objective of this study is to present research developed through the analysis of three textbooks used by public elementary schools in the state of Pernambuco. The research aimed to analyze how the theme “sexuality” is referred to in elementary school textbooks (LD) for the 8th year, adopted by a public school in the state of Pernambuco. Given the findings, it was evident that textbooks initially focus on exposing content that predominantly values the biological aspects of human beings. By focusing exclusively on the biological aspects of sexuality, textbooks reinforce gender stereotypes, norms and traditional patterns of behavior, contributing to the maintenance of a conservative and limited view on the subject. However, LDs were found that included content related to sexuality within social and psychological aspects.pt_BR
dc.format.extent30 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.titleEducação sexual em livros didáticos de ciências utilizados na rede pública estadual de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7902118982606429pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_niksonnathanlopesvalentim.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons