Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6058
Título: Benefícios da natação para crianças com transtorno do espectro autista
Autor: Marinho, Carla de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1897344851607618
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Natação;Crianças autistas;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 6-Set-2023
Citação: MARINHO, Carla de Lima. Benefícios da natação para crianças com transtorno do espectro autista. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Swimming is one of the physical activities considered most complete to be introduced into the lives of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. This research has the general objective of understanding the benefits of swimming for children with Autism Spectrum Disorder through the production of knowledge on the topic. The specific objectives were to understand Autism Spectrum Disorder - ASD, analyze swimming as a Physical Education teaching content and understand the relationship between Autism Spectrum Disorder - ASD and swimming. This is a descriptive study, of the bibliographic review type with a qualitative approach. The study's methodology was the analysis of six articles located in databases/digital libraries: LILACS, Scielo and Periódicos CAPES. The results indicate the presence of improvements in the general daily behavior of children with autism after contact and continuous interaction with teachers and classmates in the experience of playful activities and simulation of real situations through verbal orders and imitation of movements in the aquatic environment. The conclusion reports the integration of affectivity and playfulness as essential factors in the teaching-learning process of individuals with ASD.
Resumo: A natação é uma das atividades físicas considerada mais completa para ser introduzida na vida de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os benefícios da natação para crianças com Transtorno do Espectro Autista a partir da produção do conhecimento sobre o tema. Como objetivos específicos buscou-se compreender o Transtorno do Espectro Autista - TEA, analisar a natação enquanto conteúdo de ensino da Educação Física e compreender a relação entre Transtorno do Espectro Autista - TEA e natação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. O estudo teve como metodologia a análise de seis artigos localizados nas bases de dados/bibliotecas digitais: LILACS, Scielo e Periódicos CAPES. Os resultados indicam a presença de melhorias no comportamento diário geral das crianças com autismo após contato e interação contínua com professores e colegas de turma na vivência de atividades lúdicas e simulação de situações reais através de ordens verbais e imitação de movimentos no ambiente aquático. A conclusão relata a integração da afetividade e da ludicidade como fatores essenciais no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6058
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_carladelimamarinho.pdf569,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons