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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria do Socorro Pereira de-
dc.contributor.authorBeserra, Eduardo de Lima-
dc.date.accessioned2024-08-21T21:29:28Z-
dc.date.available2024-08-21T21:29:28Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationBESERRA, Eduardo de Lima. No limiar do inefável: a relação humano-animal na poética de Orides Fontela. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6054-
dc.descriptionNeste trabalho, perscrutamos a relação humano-animal na poética de Orides Fontela. À vista disso, tomamos como perspectiva inicial a percepção de que a vida do ser humano sempre esteve atrelada a do animal de alguma maneira, seja de forma positiva, seja de forma perniciosa. Por sua vez, a literatura, como um dos representantes do espírito de cada época, sempre deteve no não humano um personagem importante tanto na prosa quanto na poesia. No entanto, até o presente momento, são incipientes as pesquisas que se dedicam a estudar a relação humanoanimal. Tendo em vista isso, esta pesquisa é norteada pelas seguintes indagações: Como os animais são representados no âmbito literário? Como se dá a relação humano-animal nos poemas orideanos e de que forma o animal pode ser apreendido nos poemas da poeta? Em razão disso, partimos da hipótese de que a interação humano-animal, na poética fonteliana, é deliberada por dois aspectos inerentes à condição humana: o enlevo pela existência e o desejo de compreender as sutilezas do ser. Nessa perspectiva, apreciamos, neste estudo, como o eu poético singulariza e procura entender sua radicalidade a partir da existência do ser alado – a figura do pássaro. Em virtude disso, o trabalho se insere na perspectiva Ecocrítica – uma vez que investiga a relação do humano com a natureza (natural) – tomando como proposta epistemológica a Fenomenologia. Para isso, aportamo-nos nos estudos teóricos de William Rueckert (1978); Serge Moscovici (2007); Greg Garrard (2006); Jacques Derrida (2002); JeanPaul Ronecker (1997); Gilbert Durant (2012); Merleau-Ponty (2004); Octavio Paz (2012) e nas perspectivas críticas de Almeida (2008 e 2014); Ângela Maria Guida (2001); Evely Vânia Liboranari (2015); Afonso Henrique Menezes (2002), bem como nos ancoramos em outros estudiosos que se dedicaram/se dedicam às ilações relativas ao objeto de estudo desta pesquisa. O presente estudo nos desvelou nuances da relação dialética entre o humano e o não humano, vacilando maniqueísmos e nos permitindo atravessar o limiar que coloca as radicalidades do ser em contraposição existencialpt_BR
dc.description.abstractThis work scrutinizes the relation of human-animal in the poetics of Orides Fontela. This view is taken as an initial perspective perception that human lives have always been attached to animals' lives somehow, whenever it was in a positive way or in a pernicious way. In turn literature, as one of the spirits of age, has always held into the non-human an important character as on prose as on poetry. However, until the present moment are incipient researches that dedicate themselves to the study of a human-animal relation. Given that, this research is guided by the following questions: How are the animals represented in the literary field? How is the human-animal relation in Oride’s poems and in what way may the animal be perceived in the poet’s poems? Because of this, from the hypotheses that human-animal interaction in Fontela’s poetics it’s deliberated by two inherent aspects of a human condition: the delight of existence and the desire to understand the subtleties of being. In this perspective, appreciated, as the I of the poem singularizes and seeks to understand its radicality from the existence of winged being – the bird figure. In light of this, the work enters into ecocriticism perspective –once it investigates the relation human and environment (nature) - taking as epistemological proposal and Phenomenology. For that it is landed the theoretical studies of William Rueckert (1978); Serge Moscovici (2007); Greg Garrard (2006); Jacques Derrida (2002); Jean-Paul Ronecker (1997); Gilbert Durant (2012); Merleau-Ponty (2004); Octavio Paz (2012) and in the perspectives and critics of Almeida (2008 e 2014); Ângela Maria Guida (2001); Evely Vânia Liboranari (2015); Afonso Henrique Menezes (2002), as well as it anchors in other scholars who have dedicated themselves towards the deduction of this object of this research. The present study has revealed nuances from the dialectic relation between human and non-human wavering Manicheism and allowing to cross through the threshold that puts the radicalisms of being in the counterpoint of existential.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectRelação humano-animalpt_BR
dc.subjectEcocríticapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.titleNo limiar do inefável: a relação humano-animal na poética de Orides Fontelapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9563550467648491pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3185435491287172pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
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