Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilveira, Thiago Araújo da-
dc.contributor.authorRezende, Luana Russana Ferreira-
dc.date.accessioned2024-08-21T15:35:59Z-
dc.date.available2024-08-21T15:35:59Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationREZENDE, Luana Russana Ferreira. Análise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6047-
dc.descriptionNos últimos anos as pesquisas no ensino de química buscam promover recursos para superar as limitações apresentadas no modelo de ensino tradicional e que levem em consideração a articulação entre a ciência, a tecnologia e a contextualização com o ambiente que os estudantes estão inseridos. Portanto, este estudo analisa as interações discursivas ocorridas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do interior de Pernambuco. Como fundamento foram consideradas referências importantes sobre oficinas didáticas e orientações teóricas sobre dialogicidade, hermenêutica, dialética e complexidade. A metodologia da pesquisa compreendeu a coleta de dados por videografia das cinco etapas da oficina e, posteriormente, para a análise desse corpus, para avaliar recursos, direções e construção de sentidos nos diálogos no contexto, utilizamos a lista de observáveis proposta por Flores (2010), levando em consideração as teorias apresentadas acima. Como resultado desta pesquisa, foi possível identificar que a proposta da oficina contribuiu para o processo de socialização dos alunos através do estímulo e articulação entre o fazer, sentir e agir envolvida nas atividades e para construção do conhecimento por meio de um processo mais questionador e dialogado. Verificamos também que as oficinas didáticas interdisciplinares permitem grandes momentos e movimentos de interação entre aluno-aluno e aluno-professor, que devem ser bem planejadas por professores para trabalhar os conceitos científicos abordados através de temas do cotidiano do aluno e para haver a descentralização das falas.pt_BR
dc.description.abstractThe last years, research in chemistry teaching has search to promote resources to overcome the limitations presented in the traditional teaching model and that take into account the articulation between science, technology and the contextualization with the environment that the students are inserted. Therefore, this study analyzes the discursive interactions through a proposal of an interdisciplinary didactic workshop on atomic models with students of the first (1st) year of high school of a public school of the interior state network of Pernambuco. As a foundation, important references were considered about didactic workshops and theoretical orientations on dialogicity, hermeneutics, dialectics and complexity. The research methodology included the collection of data for videography of the five (5) stages of the workshop and subsequently to the analysis of this corpus to evaluate resources, directions and construction of meanings in the dialogues in the context of the interdisciplinary didactic workshops based on the list of observables proposed by Flores (2010),taking into account the theories presented above. As a result of this research, it was possible to identify that the workshop proposal as an active methodology that contributes to the students' socialization process by stimulating the articulation between doing, feeling and acting in a certain activity in sets and for building knowledge through dialogue. It is possible to conclude that the interdisciplinary didactic workshops allow great moments of interaction between student-student and student-teacher, which it should be well planned by the teacher to work the scientific concepts addressing through themes of the student's daily life and to have the decentralization of the speeches.pt_BR
dc.format.extent76 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleAnálise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4751253414418946pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5110982163642369pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5110982163642369pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luanarussanaferreirarezende.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons