Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6042
Título: Gestão Pública Municipal : um estudo sobre licitação na modalidade pregão no município de Pesqueira-PE
Autor: Carvalho, Gabriel Alves de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9812936028340074
Orientador: Souza, Eliabe Roberto de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2080413007192218
Palavras-chave: Licitação pública;Pregão (Licitação pública) - Pesqueira (PE);Compras (Serviço público);Sustentabilidade
Data do documento: 25-Fev-2021
Citação: CARVALHO, Gabriel Alves de Souza. Gestão Pública Municipal: um estudo sobre licitação na modalidade pregão no município de Pesqueira-PE. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as aquisições públicas de bens ou serviços com base nos termos das leis brasileiras em vigor. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como o processo licitatório, na modalidade pregão, tem sido realizado no Município de Pesqueira – PE, no período de 2014-2020. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental de caráter qualitativo e os dados secundários foram obtidos no Portal da Transparência de Pesqueira. Os resultados obtidos apontam a predominância da modalidade pregão presencial nos 6 primeiros anos, e a adoção da modalidade pregão eletrônico a partir do primeiro semestre de 2020. Observou-se também que os princípios de base sustentável nas aquisições públicas do município se referem, em sua maioria, às dimensões de sustentabilidade “bem-estar social” e “desenvolvimento econômico”. Ainda foi constatada a falta de programação de estoques, tendo em vista a existência de editais distintos com a mesma solicitação de aquisição de bens ou serviços. Concluiu-se que as aquisições públicas por meio das licitações, nas modalidades pregão presencial e pregão eletrônico, constituem uma realidade no Município de Pesqueira, porém nos editais de licitação existem a inobservância das bases sustentáveis na aquisição de bens e serviços, assim como se verifica a falta de planejamento dos estoques municipais pela repetição de aquisições públicas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6042
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_gabrielalvesdesouzacarvalho.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons