Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Lilian Débora de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Sarah Monteath dos-
dc.date.accessioned2024-08-20T14:19:53Z-
dc.date.available2024-08-20T14:19:53Z-
dc.date.issued2023-04-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Sarah Monteath dos. A (in)visibilidade social na Belle Époque: um estudo sobre Cha-U-Kao. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá-PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6039-
dc.descriptionAo considerar a arte como um local de fala e de privilégio dentro da sociedade, tem-se a relação desta com a (in)visibilidade social e a representação do mundo, destacando os códigos do poder estabelecidos. Deste modo, a presente pesquisa visa investigar estas desigualdades sociais na obra de arte através do olhar de algumas produções do artista Toulouse-Lautrec. Por compreender que esta é uma questão pertinente tanto à educação básica quanto à história e ao ensino da arte, tem-se, como objetivo geral, possibilitar novos olhares para a (in)visibilidade social a partir das obras deste artista acerca da palhaça Cha-U-Kao. As questões que norteiam esta pesquisa são: como a percepção desta (in)visibilidade social no cotidiano pela obra de arte pode despertar o senso crítico do indivíduo? Como buscar pela compreensão de que a arte-educação é um instrumento de minimização desta (in)visibilidade social? E, assim sendo, de que maneira esta torna-se, tanto uma proposta de ressignificação social quanto de concepção artística e subjetiva? De caráter bibliográfico e qualitativo, esta pesquisa aborda questionamentos sobre o papel das artes visuais e sua relação com o cotidiano atual, a partir das reflexões de Haar (2007) e Alvim (2019). Para tanto, foi realizado o levantamento bibliográfico que visa discutir os aspectos da obra de arte e a reflexão social que esta pode suscitar. A natureza desta pesquisa, de caráter descritivo e explicativo, tem como fio condutor a ausência de registros biográficos acerca da vida da palhaça Cha-U-Kao. A arte em sua amplitude de linguagens e símbolos, assim como as produções do artista acerca do circo, encontradas nas obras de Néret (2009) e Frey (1994), conduziram a pesquisa para este recorte temático. Assim, a partir destas obras foi possível tomar conhecimento da existência de uma das primeiras mulheres artistas a se assumirem e serem reconhecidas como palhaças, tornando-se referência para atuações posteriores. Ultrapassando, desta maneira, o seu contexto histórico. O estudo empírico dessa pesquisa foi realizado a partir da análise das obras de Toulouse-Lautrec, em especial as que tinham a representação de ChaU-Kao enquanto palhaça e no meio circense, buscando, assim, compreender, tal como um quebra cabeças, os fragmentos da (in)visibilidade social desta artista. A partir desta seleção, percebemos que, embora ela tenha vivido e atuado em diversos meios boêmios, não se tem registros textuais e biográficos acerca de sua existência, sendo as obras encontradas e analisadas neste recorte, pequenas partes de um quebra-cabeça biográfico, cujo conhecimento e existência tornou-se possível graças à visibilidade social que Toulouse-Lautrec conferiu às mulheres da Belle Époque através de suas obras os registros cotidianos e subjetivos dessas vidas (in)visíveis.pt_BR
dc.description.abstractLorsque l'on considère l'art comme un lieu de parole et de privilège au sein de la société, il existe une relation entre l'art et l'(in)visibilité sociale et la représentation du monde, mettant en évidence les codes de pouvoir établis. Ainsi, la présente recherche vise à étudier ces inégalités sociales dans l'œuvre d'art à travers l'examen de certaines productions de l'artiste Toulouse-Lautrec. Comprenant qu'il s'agit d'une question pertinente à la fois pour l'éducation de base et pour l'histoire et l'enseignement de l'art, nous avons, comme objectif général, de permettre de nouveaux aperçus de l'(in)visibilité sociale à partir des œuvres de cet artiste sur le clown Cha-U-Kao. Les questions qui guident cette recherche sont les suivantes : comment la perception de cette (in)visibilité sociale dans la vie quotidienne à travers l'œuvre d'art peut-elle éveiller le sens critique de l'individu ? Comment comprendre que l'éducation artistique soit un instrument pour minimiser cette (in)visibilité sociale ? Et si oui, de quelle manière devient-elle une proposition de re-signification sociale et de conception artistique et subjective? De nature bibliographique et qualitative, cette recherche aborde des questions sur le rôle des arts visuels et leur relation avec la vie quotidienne actuelle, en se basant sur les réflexions de Haar (2007) et Alvim (2019). Pour ce faire, une étude bibliographique a été menée pour discuter des aspects de l'œuvre d'art et de la réflexion sociale qu'elle peut susciter. La nature de cette recherche, à caractère descriptif et explicatif, a pour fil conducteur l'absence de documents biographiques sur la vie du clown Cha-U-Kao. L'art dans son étendue de langages et de symboles, ainsi que les productions de l'artiste sur le cirque, que l'on retrouve dans les œuvres de Néret (2009) et de Frey (1994), ont guidé la recherche pour ce découpage thématique. Ainsi, à partir de ces œuvres, il a été possible de connaître l'existence de l'une des premières femmes artistes à assumer et à être reconnue comme clown, devenant ainsi une référence pour les performances ultérieures. En dépassant ainsi son contexte historique. L'étude empirique de cette recherche s'est basée sur l'analyse des œuvres de Toulouse-Lautrec, en particulier celles qui représentaient Cha-U-Kao en clown et au cirque, cherchant ainsi à comprendre, comme un puzzle, les fragments de l'(in)visibilité sociale de cette artiste. À partir de cette sélection, nous nous rendons compte que, bien qu'elle ait vécu et agi dans plusieurs milieux bohèmes, il n'existe pas de documents textuels et biographiques sur son existence. Les œuvres trouvées et analysées dans cette section sont donc de petites pièces d'un puzzle biographique, dont la connaissance et l'existence sont devenues possibles grâce à la visibilité sociale que Toulouse-Lautrec a donnée aux femmes de la Belle Époque à travers ses œuvres, les documents quotidiens et subjectifs de ces vies (in)visibles.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent28f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectToulouse-Lautrec, Henri de, 1864-1901.pt_BR
dc.subjectCha-U-Kao (Artista)pt_BR
dc.subjectInvisibilidade socialpt_BR
dc.subjectCircos na artept_BR
dc.subjectPalhaços na artept_BR
dc.subjectBelle Époque (Arte)pt_BR
dc.subjectArte nouveaupt_BR
dc.titleA (in)visibilidade social na Belle Époque: um estudo sobre Cha-U-Kaopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2419007583338382pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2102439803472317pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGravatá, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_sarahmonteathdossantos.pdf4,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons