Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRolim, Amália Maria de Queiroz-
dc.contributor.authorPereira, Luiz Eduardo-
dc.date.accessioned2024-08-20T13:48:19Z-
dc.date.available2024-08-20T13:48:19Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luiz Eduardo. Utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe-PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6036-
dc.descriptionEste trabalho apresenta uma discussão sobre determinada ferramenta tecnológica e seu uso na criação de trabalhos didáticos, explorando assim a relação existente entre educação e tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais. O referencial teórico contemplou discussões acerca da existência de plataformas digitais que podem contribuir com o desenvolvimento educacional em diferentes níveis, tal referencial é embasado no trabalho de autores como: Lunardi, Rakoski e Forigo (2021); Telles, Fonseca e Santclair (2015); Lakatos e Marconi (2003); Gil (2002), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com obtenção de dados por meio da aplicação de questionários a um grupo de professores de uma instituição educacional estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Os dados obtidos indicam que o uso da plataforma digital Canva é um recurso que pode favorecer o desenvolvimento do fazer pedagógico, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a utilização de plataformas digitais, como o Canva, por exemplo, faz-se importante para o desenvolvimento de conhecimentos numa era repleta de dispositivos e tecnologia cada vez mais avançados.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a discussion about a certain technological tool and its use in creating didactic work, exploring the relationship between education and technology. This research aims to discuss the use of the digital design platform Canva to produce work for educational purposes. The theoretical framework included discussions about the existence of digital platforms that can contribute to educational development at different levels. This framework is based on the work of authors such as: Lunardi, Rakoski and Forigo (2021); Telles, Fonseca and Santclair (2015); Lakatos and Marconi (2003); Gil (2002), among others. The methodological procedures adopted consisted of qualitative bibliographical research, obtaining data through the application of questionnaires to a group of teachers from a state educational institution in the city of Santa Cruz do Capibaribe - PE. The data obtained indicates that the use of the Canva digital platform is a resource that can favor the development of teaching, making classes more interesting and dynamic. Based on the results and discussions presented, it is considered that the use of digital platforms, such as Canva, for example, is important for the development of knowledge in an era full of increasingly advanced devices and technology.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent49f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectCanva (Plataforma de design digital)pt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.titleUtilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9734114218441036pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0046535721349104pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSanta Cruz do Capibaribe, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luizeduardopereira.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons