Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Niedja Ferreira dos Santos-
dc.contributor.authorBarbosa, Josivaldo Nunes-
dc.date.accessioned2024-08-20T02:12:29Z-
dc.date.available2024-08-20T02:12:29Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationBARBOSA, Josivaldo Nunes. Arte-educação: uma história de luta e resistência. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Petrolina-PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6032-
dc.descriptionA presente pesquisa tem o objetivo discutir problemas estruturais na atuação dos (as) arte-educadores, sem a formação específica, na perspectiva de refletir sobre os impactos na Educação Básica. A partir desses impactos foi investigado metodologias para o ensino que discutam problemas acerca da formação dos arte-educadores, os desinteresses dos órgãos públicos pelos ensinos das artes visuais e contratações dos mesmos, a falta de professores licenciados em artes. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma pesquisa qualitativa utilizando os instrumentos em forma de entrevistas estruturadas, houve questionamentos dos entrevistados, assim, foi utilizada entrevista semiestruturada que deixou os entrevistados à vontade e teve abrangência maior nos resultados propostos. As entrevistas foram com gestores ou pedagogos, professores, em três escolas (uma estadual, uma municipal e uma particular) da cidade de Petrolina-PE, abordando perguntas direcionadas aos objetivos da pesquisa, como forma investigativa para que possamos provocar as autoridades públicas, sociedade, professores para essa falta de professores de artes na Educação básica, pois a arte tem poder de desenvolver o potencial do conhecimento humano em todas as fases de sua vida. Para embasar a pesquisa foram utilizadas as teorias dos pressupostos como Ribeiro (1993) e Pinto (2015), Barbosa (1989), Moura e Rocha (2010) e a BNCC (2018), Vieira, Gonçalves, Henrique (2018), Oppitz (2017), Lippo (2021). Os pressupostos trazem questões pertinentes aos que foram abordados na pesquisa. Estes foram os dados coletados nas entrevistas: professores de artes sem formação ministrando aulas, falta de concurso público, desvalorização dos profissionais de artes, aula de artes como complemento de outras disciplinas ou “tapa buraco”.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to discuss structural problems in the work of art educators, without specific training, with a view to reflecting on the impacts on Basic Education. Based on these impacts, teaching methodologies were investigated that discuss problems regarding the training of art educators, the lack of interest of public bodies in teaching visual arts and hiring them, and the lack of teachers licensed in the arts. The methodological procedure adopted consisted of qualitative research using instruments in the form of structured interviews, there were questions from the interviewees, thus, a semi-structured interview was used, which left the interviewees at ease and had greater scope in the proposed results. The interviews were with managers or pedagogues, teachers, in three schools (one state, one municipal and one private) in the city of Petrolina-PE, addressing questions directed to the research objectives, as an investigative way so that we can provoke public authorities, society , teachers for this lack of arts teachers in basic education, as art has the power to develop the potential of human knowledge at all stages of life. To support the research, theories of assumptions such as Ribeiro (1993) and Pinto (2015), Barbosa (1989), Moura and Rocha (2010) and the BNCC (2018), Vieira, Gonçalves, Henrique (2018), Oppitz ( 2017), Lippo (2021). The assumptions raise questions relevant to those addressed in the research. These were the data collected in the interviews: untrained arts teachers teaching classes, lack of public competition, devaluation of arts professionals, arts classes as a complement to other subjects or a “filler”.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent45f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleArte-educação: uma história de luta e resistênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3501803097646190pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localPetrolina, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_josivaldonunesbarbosa.pdf590,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons