Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Lilian Débora de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Iracema-
dc.date.accessioned2024-08-20T01:29:36Z-
dc.date.available2024-08-20T01:29:36Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationLIMA, Iracema. História em quadrinhos: sua utilização em disciplinas de artes. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Vitória da Conquista - BA, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6029-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições das histórias em quadrinhos nas disciplinas de artes. O referencial teórico contempla discussões acerca das HQs enquanto expressão artística comunicacional e suas aplicações no campo da educação, em várias disciplinas e na alfabetização. Os principais pesquisadores abordados são: Rama e Vergueiro e Santos e Waldomiro. O procedimento metodológico adotado foi, além da pesquisa bibliográfica, a realização de um questionário encaminhado a professores de Artes com perguntas sobre a utilização das HQs em sala de aula. A partir dos resultados obtidos identificamos que, entre o grupo pesquisado, a maioria utiliza as HQs em suas salas de aula. Acreditamos que as discussões propostas a partir desta pesquisa possam contribuir para que os professores passem a utilizar mais as HQs nos seus planos de aula e que estas venham a colaborar de maneira mais significativa para o aprendizado dos educandos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contributions of comics in the arts disciplines. The theoretical framework includes discussions about comics as a communicational artistic expression and its applications in the field of education, in various disciplines and in literacy. The main researchers approached are: Rama and Vergueiro and Santos and Waldomiro. The methodological procedure adopted was, in addition to the bibliographic research, a questionnaire sent to Art teachers with questions about the use of comics in the classroom. in their classrooms. We believe that the discussions proposed from this research can contribute for teachers to start using comics more in their lesson plans and that they will collaborate in a more significant way for the students' learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent31f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos: sua utilização em disciplinas de artespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2102439803472317pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localVitória da Conquista, BApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_iracemalima.pdf890,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons