Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6025
Título: O mal em Kira - uma análise sob a ótica da necropolítica a partir da adaptação animada do mangá death note
Autor: Passos, Marcelo Martins
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3182078921358658
Orientador: Apolinário, José Antônio Feitosa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1121641464509822
Co-orientador : Silva, Jean Paul d'Antony Costa
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3561921480563342
Palavras-chave: Animação (Cinematografia);Políticas
Data do documento: 3-Nov-2020
Citação: PASSOS, Marcelo Martins. O mal em Kira - uma análise sob a ótica da necropolítica a partir da adaptação animada do mangá death note. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.
Abstract: This work aims to analyze, from cinematographic, philosophical and sociological concepts, the necropolitics addressed in the anime Death Note, by director and writer Tsugumi Ohba, aiming to understand the following questions: how does death become a political tool for the control of the masses? And how the concept of justice, death policy and power is approached from the perspective of Kira in the adaptation of the animated series. Thus, to understand such questions, it is necessary to take the philosophical concepts addressed by Achille Mbembe (2018), Hannah Arendt (1979), Michel Foucault (1987), Matt Morris and Tom Morris (2009), in addition to Marcel Martin theories of cinema (2005), Edgar Morin (1970) and Jacques Aumont (2004), which bring us pertinent reflections so that we can understand the evil in the character Kira, from his extermination and sovereignty discourse.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a partir de conceitos cinematográficos, filosóficos e sociológicos a necropolítica abordada na adaptação animada Death Note, do escritor Tsugumi Ohba (2003), visando compreender as seguintes questões: como a morte se torna ferramenta política para o controle das massas? e como é abordado o conceito de justiça, politica de morte e poder sobre a ótica de Kira na adaptação da série animada. Assim para entendermos tais questionamentos se faz necessário tomarmos os conceitos filosóficos abordados por Achille Mbembe (2018), Hannah Arendt (1979), Michel Foucault (1987), Matt Morris e Tom Morris(2009), além das teorias do cinema de Marcel Martin (2005), Edgar Morin (1970) e Jacques Aumont (2004), os quais nos trazem reflexões pertinentes para que possamos compreender o mal no personagem Kira, a partir do seu discurso de extermínio e soberania.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6025
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marcelomartinspassos.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons