Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Leandro Marques do | - |
dc.contributor.author | Fittipaldi, Mateus Meneses | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T17:48:11Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T17:48:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.identifier.citation | FITTIPALDI, Mateus Meneses. Comparação entre os motores de jogo Unity, Godot e GameMaker: um estudo de caso. 2024. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6001 | - |
dc.description | Jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas e representam um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente. Além do entretenimento proporcionado aos jogadores, a atividade de criação de jogos também traz diversos benefícios. Para facilitar a criação desses produtos, os motores de jogo surgem como resultado de décadas de desenvolvimento na indústria de jogos. Por meio deles, criar jogos nunca foi tão fácil e acessível como é hoje. No entanto, diante da ampla variedade de opções disponíveis, escolher o motor mais adequado para um projeto requer compreensão de suas funcionalidades, capacidades e adequação ao tipo de jogo desejado. Nesse contexto, foram selecionados três dos motores de jogo gratuitos mais populares - Unity, Godot e GameMaker - para uma análise detalhada de suas capacidades e recursos. A avaliação ocorreu por meio do desenvolvimento do jogo ”Fox VS Plants”, em cada um dos motores selecionados, e da participação em três game jams, quando foi possível desenvolver mais dois jogos, aumentando assim a validade do estudo. Os resultados da comparação revelam que cada motor possui seus pontos fortes e fracos: Unity possui mais recursos, Godot é mais simples de usar e GameMaker é aprendida mais facilmente. | pt_BR |
dc.description.abstract | Electronic games are part of the daily lives of millions of people and represent a market that generates billions of dollars annually. In addition to providing entertainment to players, game development also brings various benefits. To facilitate the creation of these products, game engines emerge as a result of decades of development in the gaming industry. Through them, creating games has never been as easy and accessible as it is today. However, given the wide variety of options available, choosing the most suitable engine for a project requires understanding its functionalities, capabilities, and suitability for the desired type of game. In this context, three of the most popular free game engines - Unity, Godot, and GameMaker - were selected for a detailed analysis of their capabilities and features. The evaluation took place through the development of the game ”Fox vs Plants” in each of the selected engines, and participation in three game jams, where it was possible to develop two more games, thereby increasing the validity of the study. The comparison results reveal that each engine has its strengths and weaknesses: Unity has more resources, Godot is easier to use, and GameMaker is learned more easily. | pt_BR |
dc.format.extent | 107 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de jogos | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de programação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Motores de jogos | pt_BR |
dc.title | Comparação entre os motores de jogo Unity, Godot e GameMaker: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8247465357821435 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9163931285515006 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_mateusmenesesfittipaldi.pdf | 7,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons