Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5974
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Charles Ricardo Leite da | - |
dc.contributor.author | Tenório, Lais Aparecida Martins | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T02:21:58Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T02:21:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.identifier.citation | TENÓRIO, Lais Aparecida Martins. Percepções sobre o ensino interdisciplinar de artes: relatos de uma prática pedagógica. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5974 | - |
dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições do ensino interdisciplinar de Artes, assim como refletir os possíveis diálogos que resultam no ensino de Artes. O referencial teórico contemplou discussões acerca de que existem inúmeras possibilidades de incluir as tecnologias em aula, mas para haver aprendizagem significativa é necessário um direcionamento objetivo por parte dos docentes, direcionando para que os alunos assimilem a metodologia da aula e os conteúdos a serem alcançados. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em estabelecer um paralelo entre investigação e avaliação proposta neste estudo, sendo dividido por etapas: a primeira foi analisar bases teóricas relacionado com o tema, em seguida reflexão do conhecimento e a realidade, em seguida colocamos em prática toda teoria vista. Os dados obtidos indicam a importância do indivíduo na formação de sua reflexão pessoal, rompendo com o papel do ensino tradicional de Artes, onde os docentes são os únicos detentores do saber. Buscarmos outra dimensão do pensamento que possa identificar os pontos que convergem e divergem, trazer à tona o que está por trás de cada discurso, método ou teoria, de modo a conhecer melhor cada um dos campos para saber como entendê-los e articulá-los com no atual contexto social e tecnológico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to understand the links between Arts and Science, in addition to reflecting on the possible dialogues that result in the teaching of Arts. The theoretical framework included discussions about the fact that there are countless possibilities to include technologies in the classroom, but in order to have meaningful learning, teachers need to plan better classes, directing students to assimilate the methodology of the class and the objectives to be addressed. achieved. The adopted methodological procedures consisted of establishing a parallel between investigation and evaluation proposed in this study, being divided by stages: the first was to know the methodological theoretical framework related to the theme, then reflection of knowledge and reality, then construction of a discussion critical and reflective. The data obtained indicate the importance of the individual in the formation of his personal reflection, breaking with the role of traditional teaching of Arts, where teachers are the only holders of knowledge. In bringing Science and the Arts together, it is important to know each field and, from then on, seek another dimension of thought that can identify the points that converge and diverge, bring to light what is behind each discourse, method or theory, in order to better understand each of the fields to know how to understand and articulate them in the current social and technological context. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UAB | pt_BR |
dc.format.extent | 24f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre o ensino interdisciplinar de artes: relatos de uma prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0452638254462177 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2664342528760612 | pt_BR |
dc.degree.level | Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Gravatá, PE | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Especialização em Artes e Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_laisaparecidamartinstenorio.pdf | 391,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License