Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBracchi, Daniela Nery-
dc.contributor.authorLucena, Eduardo Gomes de-
dc.date.accessioned2024-08-02T01:21:17Z-
dc.date.available2024-08-02T01:21:17Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.citationLUCENA, Eduardo Gomes de. Fotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observação. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5968-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como propósito analisar a incorporação de dispositivos móveis na prática artística contemporânea, investigando o uso de fotografias capturadas por smartphones nos estudos de desenho de observação. Inspirada tanto na abordagem transdisciplinar dos artistas renascentistas quanto nas tecnologias contemporâneas, esta pesquisa acompanha os estudantes do Curso Técnico em Artes Visuais no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para representar a perspectiva uniocular e o ponto de fuga, a câmera dos aparelhos celulares pode ser empregada como auxílio técnico para recortar a paisagem desejada, além de registrar o espaço-tempo e permitir ao artista explorar detalhes minuciosos da cena. No contexto deste estudo de caso, foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Pintura durante três saídas de campo. Através das pinturas realizadas em uma praça próxima ao Campus, tornou-se evidente o uso frequente dos dispositivos móveis como ferramentas que enriquecem o processo criativo. Essas ferramentas proporcionam atributos que complementam a visão humana, incluindo zoom, recorte e a capacidade de capturar momentos específicos. Ao observar essa prática, a pesquisa destaca a intersecção entre arte e tecnologia ao longo da história. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de Observação Participante, permitindo ao autor vivenciar e registrar a interação dos estudantes com os dispositivos móveis durante a prática artística. A motivação para esta análise decorre da experiência do autor como técnico nos laboratórios de Pintura e Fotografia no Instituto Federal de Pernambuco,Campus Olinda.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the integration of mobile devices in contemporary artistic practice, investigating the use of photographs captured by smartphones in observational drawing studies. Inspired by both the transdisciplinary approach of Renaissance artists and modern technologies, this study follows students from the Technical Course in Visual Arts at the Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. Similar to how Leonardo da Vinci used the camera obscura to depict singlepoint perspective and vanishing points, the cameras of mobile devices can serve as technical aids to crop the desired landscape, in addition to recording space-time and enabling the artist to explore intricate scene details. Within the context of this case study, two Painting classes were observed during three field trips. Through paintings created in a square near the campus, the frequent use of mobile devices as tools enriching the creative process became evident. These tools provide attributes that complement human vision, including zoom, cropping, and the ability to capture specific moments. By observing this practice, the research highlights the intersection of art and technology throughout history. The adopted methodology is grounded in a qualitative approach of Participant Observation, enabling the author to experience and record students' interaction with mobile devices during artistic practice. The motivation for this analysis stems from the author's role as a technician in the Painting and Photography labs at the Instituto Federal de Pernambuco, Campus Olinda.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent38f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectObservação (Método educacional)pt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectAquarelapt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectArte e fotografiapt_BR
dc.titleFotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2435416144293028pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eduardogomesdelucena.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons