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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Moura, Valquíria Maria Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | Delfino, Josina Cristina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T14:23:52Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T14:23:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.citation | DELFINO, Josina Cristina da Silva. Paraísos artificiais e a simbologia dos arquétipos na modernidade. 2019.62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5956 | - |
dc.description | Este estudo teve por objetivo principal problematizar questões relacionadas ao sujeito na modernidade e a importância do poeta Charles Baudelaire nessa respectiva poética. Através da obra Paraísos artificiais e de uma reflexão teórica, buscamos identificar a construção arquétipica da personalidade fragmentada de sujeitos sob o efeito alucinógeno das drogas haxixe e ópio. A partir do corpus, nos propomos a investigar o processo de como se consolidou essas representações arquétipicas na psique dos sujeitos modernos, a partir do que propõe os estudos do psicanalista C. Jung (2008) sobre arquétipos e símbolos da modernidade. Logo, observamos a “herança” arquétipica dos sujeitos modernos, retomando algumas estéticas literárias. O romantismo, simbolismo, surrealismo e transcendentalismo, cada qual contribuiu simbolicamente para a fragmentação do sujeito e sua fuga da realidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico e para alcançar o objetivo proposto nos embasamos nas discussões dos seguintes autores: Friedrich (1978), Paz (1982), Goethe et al (1987) ), Benjamin (1994), Raymond (1997), Hauser (1998), Blanchot (2005), Berman (2007), Bosi (2015) e Paz (2015). O estudo está dividido em duas partes, cada qual com suas respectivas subdivisões, no primeiro momento dos detemos a traçar o percurso simbólico, por meio das suas representações em cada movimento literário, traçando um paralelo com as suas inferências na obra. Em seguida, apresentamos as concepções de arquétipos da modernidade propostas por Jung, analisando a relação destes com as observações feitas na obra, a fim de compreender a personalidade desses sujeitos imersos nessa realidade em ruptura. Ao longo da pesquisa, percebemos através da reflexão e retomada desses arquétipos presentes na obra, que a percepção de indivíduo fragmentado desses sujeitos acontece devido a uma construção estável, enraizada na sua psique ao longo do tempo, e estes não encontram esse equilíbrio a que estão adaptados na sociedade caótica da modernidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to problematize issues related to the subject in modernity and the importance of the poet Charles Baudelaire in his respective poetics. Through the work Artificial paradises and a theoretical reflection, we seek to identify the archetypal construction of the fragmented personality of subjects under the hallucinogenic effect of hashish and opium drugs. From the corpus, we propose to investigate the process of how these archetypal representations were consolidated in the psyche of modern subjects, based on what psychoanalyst C. Jung (2008) studies about archetypes and symbols of modernity. Thus, we observe the archetypal "inheritance" of modern subjects, retaking some literary aesthetics. Romanticism, symbolism, surrealism and transcendentalism each contributed symbolically to the fragmentation of the subject and his escape from reality. The research is qualitative and bibliographic and to achieve the proposed objective we base ourselves on the discussions of the following authors: Friedrich (1978), Paz (1982), Goethe et al (1987)), Benjamin (1994), Raymond (1997), Hauser (1998), Blanchot (2005), Berman (2007), Bosi (2015) and Paz (2015). The study is divided in two parts, each with their respective subdivisions, at the first moment we stop to trace the symbolic path, through their representations in each literary movement, drawing a parallel with their inferences in the work. Then, we present Jung's conceptions of archetypes of modernity, analyzing their relationship with the observations made in the work, in order to understand the personality of these subjects immersed in this ruptured reality. Throughout the research, we realize through the reflection and retaking of these archetypes present in the work, that the perception of fragmented individual of these subjects happens due to a stable construction, rooted in their psyche over time, and they do not find this balance to which they are. adapted into the chaotic society of modernity. | pt_BR |
dc.format.extent | 62 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Arquétipos na literatura | pt_BR |
dc.subject | Estética na literatura | pt_BR |
dc.title | Paraísos artificiais e a simbologia dos arquétipos na modernidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4487177284296559 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1979728174658046 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Serra Talhada | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Serra Talhada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
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