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dc.contributor.advisorNeto, Fernando Gonçalves de Almeida-
dc.contributor.authorSiqueira, Breno Filipe Andrade Lima de-
dc.date.accessioned2024-07-25T14:39:49Z-
dc.date.available2024-07-25T14:39:49Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Breno Filipe Andrade Lima de. Impactos, oportunidades e perspectivas para a implementação da eletrificação dos meios de transporte no Brasil. 2024. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5934-
dc.descriptionOs avanços tecnológicos associados à mobilidade, a crescente preocupação em relação à escassez de recursos energéticos, os estudos e perspectivas sobre mudanças climáticas globais e as discussões relacionadas à preservação do meio ambiente, têm trazido à tona a necessidade de modernização dos meios de transporte que corroborem com ações menos agressivas ao meio ambiente, abrindo espaço para tecnologias da eletromobilidade. Nesta conjuntura, este trabalho aborda a importância da mobilidade elétrica como resposta aos desafios das mudanças climáticas e da necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Bem como, discute os impactos, oportunidades e perspectivas para a implementação da eletrificação dos meios de transporte no Brasil, sob a ótica dos impactos de políticas públicas norteadoras para sua implementação, incluindo incentivos fiscais, subsídios, regulamentações e normas. Para tanto, metodologicamente o trabalho baseou-se em uma abordagem de pesquisa qualitativa, realizada através da consulta a estudos acadêmicos, relatórios técnicos, dados estatísticos, políticas públicas e documentos governamentais relacionados à eletrificação dos meios de transporte. Os resultados obtidos revelam que o Brasil encontra-se em um ritmo mais lento para a regulamentação da mobilidade elétrica em relação a países como China, Estados Unidos e países da União Europeia, mas que segue como um nicho com grande potencial para a expansão e para a consolidação de tecnologias associadas à eletromobilidade. A partir do estudo realizado, este trabalho destaca implicações práticas e possíveis direções futuras para a adoção e promoção da mobilidade elétrica, considerando as experiências de países que estão mais avançados na adoção da mobilidade elétrica como uma alternativa aos veículos à combustão.pt_BR
dc.description.abstractTechnological advancements associated with mobility, growing concerns regarding energy resource scarcity, studies and perspectives on global climate change, and discussions related to environmental preservation have underscored the need for modernizing transportation methods that align with less environmentally aggressive actions, paving the way for electromobility technologies. In this context, this paper addresses the importance of electric mobility as a response to the challenges of climate change and the need to reduce greenhouse gas emissions. Additionally, it discusses the impacts, opportunities, and prospects for implementing the electrification of transportation in Brazil, from the perspective of the impacts of guiding public policies for its implementation, including tax incentives, subsidies, regulations, and standards. Methodologically, the study was based on a qualitative research approach, conducted through consulting academic studies, technical reports, statistical data, public policies, and governmental documents related to the electrification of transportation. The results reveal that Brazil is moving at a slower pace in regulating electric mobility compared to countries such as China, the United States, and countries in the European Union, but it remains a niche with great potential for expansion and consolidation of electromobility- associated technologies. Based on the study conducted, this paper highlights practical implications and possible future directions for the adoption and promotion of electric mobility, considering the experiences of countries that are more advanced in adopting electric mobility as an alternative to combustion vehicles.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.uricreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectmobilidade elétricapt_BR
dc.subjectveículos elétricospt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.titleImpactos, oportunidades e perspectivas para a implementação da eletrificação dos meios de transporte no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseatribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazilpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1256466512019055pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0473869396914603pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinhopt_BR
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